AtividadeDePr tica Albetiza o e letramento

748 palavras 3 páginas
PEDAGOGIA Disciplina: METODOLOGIA DE ENSINO DA ALFABETIZACAO E LETRAMENTO
Professor: SOLANGE MARIA TROCOLI TESTA
Turma: DGLP1201BTTA
Aluna: PAMELA MARIA JANUÁRIO ALEXANDRE
RA: 1068777

Projeto de Prática

Sequência Didática - Fábula 1) Apresentação da proposta A proposta a seguir trata-se de uma sequência de atividades elaboradas para trabalhar com as crianças que estão no 3º ano do Ensino Fundamental. As atividades serão adaptadas de acordo com o desenvolvimento do grupo. Vale destacar, a necessidade e a importância do trabalho com a diversidade textual na escola, pois, ela irá possibilitar aos alunos a conquista de conhecimento amplo dos textos que circulam na sociedade, como também a sua função nas práticas sociais.

2) Partir do conhecimento que os alunos já possuem Explicar aos alunos o que é fábula. Formar uma roda de conversa com os alunos e levantar as seguintes questões: - Qual o nome dessa fábula que iremos ler? - Alguém já conhece essa fábula? - Vocês já viram um rato? E um leão?

3) Contato inicial com o gênero textual em estudo

Atividade 1 Entregar o texto para cada aluno. Fazer a leitura do texto com os alunos de diversas formas: coletiva, em grupos, individual.

Fábula - O lobo e o cordeiro

Um cordeiro estava bebendo água num riacho. O terreno era inclinado e por isso havia uma correnteza forte. Quando ele levantou a cabeça, avistou um lobo, também bebendo da água. - Como é que você tem a coragem de sujar a água que eu bebo - disse o lobo, que estava alguns dias sem comer e procurava algum animal apetitoso para matar a fome. - Senhor - respondeu o cordeiro - não precisa ficar com raiva porque eu não estou sujando nada. Bebo aqui, uns vinte passos mais abaixo, é impossível acontecer o que o senhor está falando. - Você agita a água - continuou o lobo ameaçador - e sei que você andou falando mal de mim no ano passado. - Não pode ser - respondeu o cordeiro - no ano passado eu ainda não tinha nascido. O

Relacionados