atividadeavaliativa1

782 palavras 4 páginas
Aluno: João Barros de Aguiar Junior
ATIVIDADE AVALIATIVA 1

Esta atividade está dividida em duas etapas, que você encontrará descritas a seguir:
1) Após ter realizado a leitura do texto introdutório, observe com atenção o esquema da célula eucariótica animal apresentado acima. Nesse esquema, são evidenciados nove componentes (organelas) legendados em vermelho. Você deverá pesquisar as funções desses componentes para completar a tabela a seguir. Sugerimos que você acesse alguns sites de pesquisa no qual poderá encontrar informações que irão auxiliá-lo na resolução desta atividade. Componente
Função
Membrana celular Ela forma ambientes únicos e especializados, cuja composição e concentração molecular são conseqüência de sua permeabilidade seletiva e dos diversos meios de comunicação com o meio extracelular. Além de delimitar o ambiente celular.
Mitocôndria
respiração celular, importância para a célula, produção de energia. As mitocôndrias são organelas presentes no interior das células animais, mais especificamente no citoplasma.
Complexo de Golgi armazenamento, transformação e empacotamento de substâncias que são produzidas na síntese celular.
Núcleo
O núcleo é responsável por todas as funções celulares. Principalmente o controle das reações químicas celulares.
Centríolos
Os centríolos organizam as estruturas celulares durante a sua reprodução. Sintetizam os cílios e flagelos e as fibras do fuso de divisão celular. Os cílios e os flagelos estão relacionados com a movimentação das células.
Citoplasma
organelas do citoplasma, citologia, célula animal. Nas células dos seres eucariontes há um espaço entre a membrana plasmática e a membrana nuclear.
Lisossomos
Pode ser de dois tipos: autofagia (digestão de organelas e estruturas da própria célula) e autólise (pelo rompimento da membrana lisossômica, as enzimas vazam para o citoplasma destruindo completamente a célula)
Retículo endoplasmático O retículo endoplasmático está envolvido na síntese de proteínas e

Relacionados

  • ATIVIDADEAVALIATIVA1
    378 palavras | 2 páginas