ATIVIDADE

Páginas: 2 (266 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015
(1.)
Término da pessoa jurídica
Pelo decurso do prazo de sua duração; pelo distrato ou pela dissolução deliberada dos membros; pelo implemento de condição ou termo aque foi submetida a sua duração; por outras causas previstas no contrato social.
A extinção da pessoa jurídica não se opera instantaneamente, tendo em vista que, sehouver bens de seu patrimônio e dívidas a resgatar, ela continuará em fase de liquidação, durante a qual subsiste para pagar os seus débitos.
O término da pessoa jurídicadeverá ser averbado no registro em que estiver inscrita, para que se dê viabilidade ao fato, resguardando-se interesses da entidade e de terceiros.
(2.)
Pessoasjurídicas são entidades a que a lei confere personalidade, capacitando-as a serem sujeitos de direito e de obrigações.
As pessoas jurídicas atuam na vida jurídica compersonalidade distinta da dos indivíduos que a compõem. Ou seja, a pessoa jurídica não se confunde com os seus membros, sendo esta regra essencial à própria concepção de pessoajurídica.
A existência legal da pessoa jurídica inicia-se com a inscrição do ato constitutivo no respectivo registro. Como exemplo, podemos citar a constituição de umasociedade limitada, que é levada a registro na junta comercial do seu estado. Com o assento, a pessoa jurídica adquire personalidade jurídica e, assim, pode exercerdireitos. No entanto, a lei civil exige que todas as alterações pelas quais passe o ato constitutivo sejam averbadas no registro. Início da existência legal Os registrosdas sociedades simples deverão ser formalizados no Registro Civil das Pessoas Jurídicas; os das sociedades empresárias, no Registro Público de Empresas Mercantis.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • atividade
  • atividades
  • Atividade
  • Atividade
  • Atividade
  • ATIVIDADE
  • ATIVIDADE
  • atividade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!