Atividade video aula04 tica 2

333 palavras 2 páginas
ATIVIDADE AVALIATIVA

Disciplina Filosofia Prof.
Série:___ 1 ___ Turma: ______ Período: _______________________
Aluno: ____ nº _____ __________________________ nº ______

Data de Entrega: / /

Assista a vídeo aula nº 04 e responda as questões a seguir em dupla:
In: http: /www.youtube.com/embed/c4Kg1hDdop8

1) Qual o significado dos termos ética e moral? Explique.
2) Qual o significado da palavra autonomia? O que ela tem a ver com a pessoa ética? Explique.
3) Quais situações mostradas no vídeo são consideradas éticas e quais não são? Descreva as situações presentes no vídeo.
4) Quando nos damos conta de que somos seres morais?
5) O que entenderam sobre o vídeo?

1) Ética vem das palavras gregas Éthos que significa caráter e Êthos que significa conjunto de costumes instituídos por uma sociedade para formar, regular e controlar a conduta de seus membros. Ética é a atitude de se colocar em dúvida, questionar a moral e os valores. Tem a ver com autonomia pessoal. Moral vem da língua latina: mores que tem o significado de costumes. Moral é baseada nos costumes que temos, de acordo com ela que agimos.

2) Autonomia vem das palavras gregas Autós: si mesmo e Nómos: lei. Dar a lei a si mesmo. Decidir por si quais são seus valores. Uma pessoa ética decide por si mesmo quais são os seus valores e quais devem seguir.

3) Atitudes que não foram éticas: colega roubou a passageiro; mulher não quis realizar o BO, passo um número que não existe; Zé Luiz arrancou o retrovisor de um carro parado e ele sabia quem era o dono. Atitudes éticas: Zé Luiz se arrependeu e deu a D.Matilde um retrovisor novo...

4) Quando estamos agindo de acordo com aquilo que a sociedade, os seres em nossa volta impõem como correto.

5) Que a ética tem a ver com a discussão de valores de cada um e da moral. Ninguém será ético apenas obedecendo as maneiras e regras da sociedade, além disso a pessoa deve saber e

Relacionados