Atividade textual artigo de opinião

Páginas: 5 (1210 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
Língua EMEF Profº Fernando Pantaleão
Portuguesa - 3º Bimestre 2012 – Artigo de Opinião- 9os. Anos A e B-

ANTES DE LER O TEXTO:
• O texto que você vai ler é um artigo de opinião e sua autora é uma psicóloga que costuma escrever sobre o comportamento de adolescentes. O que você supõe ser o conteúdo desse texto?
• A adolescência representa uma fase polêmica, de muitosquestionamentos. E costuma ser considerado um momento difícil na vida de todos nós. Você considera a adolescência uma passagem difícil na sua vida? Por quê?
• Parece que hoje os jovens estão prolongando a adolescência. O que mudou na cabeça de nossos adolescentes? Quem são os responsáveis por essas mudanças?
Agora leia o texto e conheça uma opinião sobre o assunto.

Agora leia o texto e conheça umaopinião sobre o assunto.

EDUCAÇÃO DE HOJE ADIA O FIM DA ADOLESCÊNCIA

Há pouco tempo recebi uma mensagem que me provocou uma boa reflexão. O interessante é que não foi o conteúdo dela que fisgou minha atenção, e sim sua primeira linha, em que os remetentes se identificavam. Para ser clara, vou reproduzi-la: “Somos dois adolescentes, com 21 e 23 anos...”.
Minha primeira reação foi sorrir: agora, osjovens acreditam que a adolescência se estende até, pelo menos, aos 23 anos?! Mas, em seguida eu me dei conta do mais importante dessa história: que a criança pode ser criança quando é tratada como tal, e o mesmo acontece com o adolescente. E, se os dois jovens adultos se veem como adolescentes, é porque, de alguma maneira, contribuímos para tanto.
A adolescência tinha época certa para começaraté um tempo atrás, ou seja, com a puberdade, época das grandes mudanças físicas. E terminar também: era quando o adolescente, finalmente, assumia total responsabilidade sobre sua vida e tornava-se adulto. Agora, as crianças já começam a se comportar e a se sentir como adolescentes muito tempo antes da puberdade se manifestar e, pelo jeito, continuam se comportando e vivendoassim por muito mais tempo. Qual é a parcela de responsabilidade dos adultos e educadores?
Pais e professores, quando educam, visam à conquista da autonomia e não podem perder de vista esse objetivo. Assim, ensinar uma criança pequena a se calçar sozinha, por exemplo, é apenas uma parte do processo educativo que supões que, assim que possível, ela caminhe com seus próprios passos. É claro queisso não acontece de uma hora para outra, mas em etapas. Mas há de chegar o dia em que ela vai escolher os sapatos que calçar, quem sabe comprar com dinheiro fruto de seu trabalho, via usá-los para andar por onde quiser e vai ter de se responsabilizar por suas escolhas. Isso é ser adulto.
Qual a diferença em relação ao adolescente? Justamente essa: o adolescente está a caminho de terautonomia sobre sua vida. Os pais, mesmo que à distância e discretamente, ainda tutelam os passos do filho adolescente – e não sem razão. É que, para os adolescentes, ainda é prioritário e natural pensar primeiro no tempo presente, no prazer, na diversão e só depois – às vezes – nas conseqüências que suas atitudes e comportamentos podem provocar.
É difícil tornar-se responsável por tudo? Semdúvida é, e os adultos sabem muito bem disso. Mas há ganhos, pelo menos em relação à vida dos adolescentes: o da liberdade possível e o da independência, por exemplo. E, certamente, um adulto que se considera adolescente aos 23 anos não deve sentir-se responsável por sua vida. O que ele talvez não saiba é que isso o impede de ser independente.

Hoje, por conta de diversos fatores, muitos paisagem de modo confuso, mas sempre em nome da educação para a autonomia. Garotas e garotos de 12 a 15 anos são liberados para freqüentar festas noturnas quase sem limites de horário e sem adultos por perto, mas, em compensação, não têm autonomia para administrar sozinhos a vida escolar, porque os pais esperam determinados resultados e, para tanto, precisam verificar se o filho cumpre o que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gêneros Textuais: O Artigo de Opinião
  • Gênero textual: artigo de opinião
  • O gênero textual artigo de opinião: um meio de interação.
  • Artigo de opinião
  • Artigo de opinião
  • Artigo de opinião
  • Artigo de opinião
  • Artigo de opinião

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!