atividade supervisionada srviço social anos 80 e 90

802 palavras 4 páginas
Faculdade Anhanguera de Sorocaba
Serviço Social 2º Semestre
Fundamentos Históricos e Teóricos-Metodológicos do Serviço Social e Formação Social,econômica e política do Brasil
Fabiana Rocha
A atuação do assistente social nas décadas de 80 e 90 no Brasil
Tutora Priscila
Sorocaba,18 de setembro de 2014

Atividade Complementar Supervisionada

Introdução

O serviço social na década de 80

A década de 80 foi marcada por acontecimentos políticos e transformações no Brasil.Após um longo período marcado pela ditadura,onde a repressão aos cidadãos,aos meios de comunicação, refletiram em todos os setores da nossa cultura,inclusive na profissão de assistente social,algo começara a mudar.A democracia aos poucos criava raízes e novas discussões surgiam no campo político e social. O movimento das diretas já foi um dos principais marcos da década de 80.
A partir da redemocratização brasileira e em meio à promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, a categoria profissional redesenha a fundamentação teórico-metodológica.
Essa década marca o reencontro do Serviço Social consigo mesmo, no que se refere à busca de estabelecimento de novas bases para a compreensão do seu passado histórico, das particularidades de sua prática na sociedade marcada por relações de classe, da sua relação com o Estado e com as forças da sociedade civil e de sua posição quanto às demandas sociais, cada vez mais complexas, situando-se no âmbito da divisão sociotécnica do trabalho.
Ainda na década de 80, o Serviço Social enfrenta questões sobre as políticas sociais, em especial quanto à consolidação de políticas públicas nas áreas da seguridade social (abarcando o tripé saúde, assistência e previdência social) e do trabalho. Estas, entre outras instâncias das políticas públicas, passam a ser pauta do debate da profissão, gerando produções acadêmicas que dão visibilidade às temáticas, bem como à ação profissional desencadeada nestas

Relacionados