Atividade sobre Republica Democrática Populista

Páginas: 6 (1372 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
1. Leia o texto.

O contexto político internacional pós-Segunda Guerra Mundial foi marcado pela divisão do mundo entre os blocos capitalista e comunista [cenário da Guerra Fria]. Esse contexto externo influenciou o contexto interno do Brasil durante os anos da República Democrática Populista (1945-1964). Internamente, pode-se dizer que dois grupos político-ideológicos passaram a disputar ocontrole do Estado brasileiro: os nacionalistas (progressistas) e os liberais (conservadores / “entreguistas”). Esses grupos formularam os discursos políticos mais influentes da época, propuseram projetos econômicos e sociais distintos para o desenvolvimento do país e lutaram para a destruição política dos seus rivais.

A partir de informações do texto, das aulas e de seus conhecimentos epesquisas sobre o tema, PREENCHA o Quadro ideológico da República Democrática Populista (1945-1964): Nacionalismo X Liberalismo.

2. Observe o gráfico dos resultados das eleições diretas para presidente realizadas durante a República Democrática Populista:


3. Leia o texto.

Juscelino Kubitschek foi governador pelo estado de Minas Gerais no período em que Vargas foi presidente em seu segundomandato (1951-1954), o que gerou forte aproximação e convergência de ideias entre os dois, desta forma Juscelino acaba herdando o trabalhismo de Vargas. E entendendo bem o sentimento do povo brasileiro quanto à morte de Vargas, Juscelino se posicionou perfeitamente como o seu herdeiro político, que daria continuidade ao getulismo e ao trabalhismo, o que pesou fundamentalmente em sua eleição em 1955.Contudo, apesar do fato de tanto Getúlio quanto Juscelino preocuparem-se com o desenvolvimento nacional articulado à industrialização, eles não tinham o mesmo ponto de vista sobre a questão da participação do capital estrangeiro no processo de desenvolvimento econômico do Brasil.

Explique a frase destacada em negrito, esclarecendo, com base na leitura do texto “A Democracia no Brasil doPós-Guerra”, nas suas anotações das aulas e nos seus conhecimentos sobre o tema, quais eram os pontos de vista de Getúlio e Juscelino sobre a participação do capital estrangeiro na economia brasileira e demonstrando [inclusive com exemplos] como tais pontos de vista influenciaram as suas políticas econômicas como presidentes.

R: JK em seu governo adotou o princípio progressista de intervenção planejadado Estado na economia, mas manteve medidas conservadoras, como por exemplo, a entrada livre de capital estrangeiro no país, através de empréstimos e de importações de máquinas e equipamentos, o que possibilitou a instalação de empresas multinacionais estrangeiras no país, algo que Vargas tentava sempre evitar, que era a entrada de empresas multinacionais estrangeiras no país e a grande influenciade empresas multinacionais estrangeiras na economia do Brasil, pois ele não apoiava a entrada de capital estrangeiro na economia brasileira, mas apoiava o investimento em empresas estatais e desenvolvimento dessas empresas, para que os produtos internos do Brasil ganhassem valores mais elevados e quando vendidos para outros países trouxessem mais lucros para o país.

4. Observe os documentoshistóricos relacionados a rejeições e apoios, associados à figura do Presidente Getúlio Vargas. Responda às questões com base na interpretação dos documentos, anotações das aulas e leitura do texto de referência sobre o tema.



Os jornais eram todos muito hostis a Vargas, faziam uma campanha extremamente violenta. A notícia do suicídio [24 de agosto de 1954] explodiu quando eu estava na alturada [rua] Uruguaiana [na cidade do Rio de Janeiro]. Bem na minha frente estava uma senhora negra, baixota, gorda, com duas sacas na mão. Ela parou e parecia inchar. De repente, berrou com violência: ‘Canalhas, ladrões, mataram nosso amigo, mataram o velhinho!’
Depoimento de Villas-Bôas Corrêa à Revista Nossa História, nº 10, ago. 2004, p. 39-40.


A. Explique UM motivo para a hostilidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Republica democratica populista
  • brasil e goias republica democratica ou populista
  • República populista
  • Republica populista
  • República Populista
  • República Populista
  • República populista
  • República Populista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!