Atividade Sintese Pedagogia Da Autonomia

Páginas: 6 (1451 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2015

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
DISCIPLINA: Didática Professora: Andréa Gabriel F. Rodrigues

Aluna : Radimila Alves

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

Respostas:

1) No livro Pedagogia da autonomia, Paulo freire defende alguns saberes que são necessários para uma boaprática educativa, dentre esses saberes está o ‘Ensinar exige consciência do inacabamento’. É preciso saber que onde há vida, há inacabamento. Mas só entre homens e mulheres o inacabamento torna-se consciente. A História de qual fazemos parte é um tempo de possibilidades, não de determinismo. O professor crítico deve estar predisposto a mudança, à aceitação do diferente. Para Freire ensinartalvez é saber que um dia tudo acabe, é saber transmitir o final, pois se temos um começo e um meio é claro que teremos um fim. Saber levar com sabedoria a relação começo/fim para que o educando possa passá-la com total lealdade e sem medos. Freire afirma que o processo formativo nunca acaba, aprendizado é sempre continuo, nós devemos sempre ir em busca do conhecimento, pois é preciso entendermos queo conhecimento não é estático, é necessário saber que estamos sempre em construção, não somos seres acabados, tudo está em permanente transformação e interação.

2) A. Para Freire, o principal propósito da educação é conscientizar o aluno, em relação às partes desfavorecidas da sociedade, fazê-las entender sua situação de oprimidas e atuar em favor da sua libertação. A autonomia, que Freire tantofala, deve ser conquistada, construída a partir das decisões, das vivências, da liberdade. Isto é, embora a autonomia seja uma qualidade humana essencial, na medida em que está ligada à ideia de dignidade, defendemos que ninguém é espontaneamente autônomo, ela é uma conquista que deve ser realizada. E a educação deve proporcionar contextos formativos que sejam adequados para que os educandospossam se fazer autônomos. Paulo Freire acredita que a Educação é um processo humanizante, social, político, ético, histórico, cultural e afirma: “A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.

B. Para Freire, a educação e o sistema de ensino não transforma a sociedade, mas a sociedade é que pode mudar o sistema. O sistema educacional pode ter um papel de destaquenuma transformação cultural. Segundo Freire todo educador deve acreditar que é possível acontecer mudanças. Todos devem participar da história, da cultura e da política. Ninguém deve ficar neutro, nem estudar por estudar. A prática educativa libertadora deve proporcionar aos sujeitos envolvidos a compreensão de que a forma como o mundo está sendo não é a única possível: conscientização. QuandoFreire diz que ensinar exige reconhecimento e assunção da identidade cultural ele se refere ao fato de que não podemos desprezar as vivencias do aluno, suas experiências vividas fora da sala de aula; as vivências que estão presentes em sua vida familiar, social, a comunidade na qual está inserido, fazem parte da construção do saber do educando, sendo assim, a importância que o professor dá e essasquestões vão influenciar diretamente na construção do seu conhecimento, o educador consciente desse princípio orienta a aprendizagem, ajuda a formular conceitos, desperta as potencialidades inatas de seus alunos, contribui para formação de um cidadão consciente de seus deveres e direitos.

3) Para Freire, a educação não é neutra, ela abarca uma intencionalidade. Portanto pressupõe escolhas,estejamos, ou não, conscientes delas, relativas aos conteúdos, às metodologias, a avaliação, a comunicação, a convivência. O conhecimento construído nesse ponto de vista tem o papel de motivar e conduzir a ação transformadora. O ser humano deve perceber a realidade como mutável e a si mesmo como capaz de mudá-la. A partir desta ideia de educação é possível educadores e educandos se situarem e agirem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Síntese de pedagogia da autonomia
  • Sintese pedagogia da autonomia
  • Síntese Crítica
  • Síntese da Pedagogia da Autonomia. Completo
  • Pedagogia da autonomia
  • Pedagogia da autonomia
  • Pedagogia da Autonomia
  • Pedagogia da autonomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!