Atividade rítmica e expressiva

Páginas: 6 (1274 palavras) Publicado: 3 de junho de 2013
Atividade Rítmica e Expressiva

Contribuições Históricas e Culturais

O homem foi o primeiro a manifestar o movimento de dança. Contudo, naquela época ela era executada quando alguém se sentia feliz com a vinda da chuva ou quando ganhava um presente. Passado um tempo, o homem sentiu que para dançar ele precisava de um barulho para acompanhar seus movimentos como seu próprio assovio, daí aorigem dos instrumentos de sopro.
Por meio das pinturas e rabiscos que os homens das cavernas deixaram registrados nas paredes das cavernas, conclui-se que os primeiros movimentos que a nós chamamos de dança surgiram há mais de 15 mil anos.
A dança teve maior importância nas sociedades anteriores a valorização da palavra: a crescente importância dada à atividade mental e conseqüente abstração,tirou da dança o papel de meio de expressão de emoções, transferindo-o para a palavra. Assim, a dança começou a restringir-se à vida social.
Dessa forma, as culturas ocidentais deixaram de ser dançantes para se tornarem pensantes. No entanto, a dança, e, como parte dela, a dança social e também a dança de salão, continua expressando o pensamento e a emotividade da respectiva cultura.
Muitoprovavelmente, as primeiras danças foram rituais ou místicas. O ser humano procurava (e até hoje procura) alcançar um bem estar que permite experiências transcendentais que o aproximem dos princípios místicos que acredita estarem guiando o mundo.
Em pinturas de parede egípcias encontram-se as primeiras representações de dança de palco, ou seja, de uma forma artística de dançar cujo objetivo é entreterum público passivo: a dança se profissionalizou.
Durante a Idade Média e o Renascimento surgiu a dança como atividade social, ou seja, como expressão do fato de pertencer a determinada classe ou grupo social. As classes nobres diferenciavam-se das classes baixas, entre outros através das danças típicas, cuja aprendizagem fazia parte da educação. A aristocracia praticava as danças da corte, e opovo, as danças folclóricas. Surgiram então, então, nas cortes, os primeiros professores de dança e etiqueta. As habilidades de dançar, assim, estavam entre aquelas que qualificavam o indivíduo a fazer parte do grupo social ao qual pertencia por nascimento.

Diferentes Manifestações Culturais da Dança no nosso país e outros povos

Do encontro das culturas europeia, africana e nativa, surgiram asdanças típicas do nosso país. Ao redor do Brasil, diversas delas ganharam destaque e se tornaram mais populares.
Frevo
Uma das danças mais famosas do folclore nacional, o frevo tem sua música inspirada em uma mistura contagiante de marcha rápida e polca. Com grande capacidade de comunicação, ele tornou-se rapidamente uma dança de multidão, sendo muito popular em estados nordestinos comoPernambuco, especialmente em sua capital, Recife.

Fandango
Difundido em diversas regiões brasileiras, o fandango tornou-se muito popular no Nordeste e, principalmente, nos estados da região Sul. Considerado requintado e elegante, possui coreografias com grandes efeitos cênicos, o que torna essa dança uma das mais admiradas do nosso folclore.

Maracatu
Com influência de tradições tribais africanas,especialmente do Sudão, o maracatu surgiu no Brasil como um cortejo para louvar Nossa Senhora. Inicialmente, os diversos grupos praticantes da dança eram liderados por estandartes que apresentavam figuras de animais. Rapidamente, o maracatu foi popularizado e incorporado às tradições culturais locais.

Carimbó
Típico do Pará, o principal instrumento do carimbó, um tambor feito de tronco cavadoe couro de veado, leva o mesmo nome da dança. Sua coreografia é feita em uma roda, onde homens e mulheres se movimentam acompanhando as notas e o ritmo da música.

Xaxado
Muito popular no Nordeste brasileiro, o xaxado era inicialmente praticado pelo grupo de Lampião, o Rei do cangaço, como uma forma de afrontar a polícia. Substituindo as parceiras, os cangaceiros dançavam com seus rifles,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atividades Rítmicas e Expressivas
  • Atividades rítmicas e expressivas
  • Atividade Ritmica Expressiva
  • AS ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS COMO CONTEÚDO
  • Atividades Rítmicas Expressivas
  • atividades ritmicas e expressivas na escola
  • Atividades Rítmicas e expressivas
  • Atividades ritmicas e expressivas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!