Atividade práticas supervisionadas

Páginas: 11 (2622 palavras) Publicado: 18 de maio de 2012
1. APRESENTAÇÃO
O primeiro capítulo está dividido em seis seções que abrange a introdução, os objetivos geral e específico, a justificativa, o problema, a hipótese e a metodologia aplicada no trabalho.

2.1. Introdução / Teorias conceituais

CONCEITOS DE ORGANIZAÇÃO

Segundo Muniz (2007), organização é a segunda função administrativa relacionada com a atribuição de tarefas,agrupamento de tarefas em equipes ou unidades organizacionais e alocação dos recursos necessários para o funcionamento eficiente e eficaz, portanto, o processo de arranjar e alocar, estabelecer a autoridade e os recursos entre os membros de uma organização para que eles possam alcançar os objetivos estabelecidos. Assim a organização é o processo de engajar as pessoas em um trabalho conjunto de maneiraestruturada para alcançar objetivos comuns.


Segundo Mintzberg,( ANO) há sete tipos ou configurações de organizações. Cada tipo é caracterizado pela parte da organização que é mais importante para suas operações. A parte mais importante (key part) influencia a organização e define sua estrutura. A existência de uma parte mais importante e a estrutura da organização depende de certascondições que variam de um caso para outro. Nos tipos de Mintzberg, combinam-se ingredientes das idéias de Weber e Etzioni. Os gerentes devem entender a configuração de sua organização para garantir a harmonia de suas partes e seu funcionamento eficaz.

Segundo Caravantes, (ANO) o conceito de organização é muito amplo, capaz de englobar vários agrupamentos sociais, na medida em que osparticipantes estão interligados por uma rede de relações e comungam de certos valores e normas.
"Organizações são unidades sociais (ou grupos humanos) deliberadamente construídos e reconstruídos para atingir objetivos específicos". Corporações, exércitos, escolas, hospitais, igrejas e prisões estão aí incluídas: tribos, classes, grupos étnicos, grupos de amizade e família estão excluídos.Segundo William (1998) organização são grupos de indivíduos com um objetivo comum ligados por um conjunto de relacionamento de autoridade -responsabilidade , são necessárias sempre que um grupo de pessoas trabalhe junto para atingir um objetivo comum .
Segundo Fábio Coelho (2004) As organizações existem para servir às necessidades e desejos das pessoas. Essas entidades são planejadas, organizadas,dirigidas e controladas por Administradores, por meio da Administração e é na organização que o Administrador nasce e se desenvolve.
É importante destacar a diferença entre Organização e Estrutura Organizacional. A primeira é a união de pessoas, idéias, ideologias, e recursos para atingir objetivos. A segunda trata da forma como essa organização será racionalizada, seus métodos e estruturação paraagir.
Segundo Reinaldo O. Da Silva (2008) As organizações são entidades dinâmicas e altamente complexas, que podem ser conceituadas de diversas maneiras. A conceituação mais comum é: "Uma organização é definida como duas ou mais pessoas com desejo e disposição de cooperar para o alcance de um objetivo.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO
De acordo com William (1998) há varias maneiras pelas quais asorganizações decidem a respeito do padrão organizacional que será usado para agrupar as atividades a serem desempenhadas. O processo organizacional de determinar o agrupamento das atividades de chama departamentalização.
(ANO) Departamentalização é a base para agrupar posições em departamentos e departamentos em organizações completas. Os gerentes fazem escolhas sobre como utilizar a cadeia decomando e como agrupar pessoas para desempenhar suas tarefas.
Tipos de arranjo departamental
FUNCIONAL
Segundo Richard Daft (2003), arranjo funcional coloca juntos os funcionários que executam funções ou processos de trabalho semelhantes ou que aplicam conhecimento e habilidades similares.
(ANO)As pessoas são agrupadas em departamentos em função das habilidades ou de atividades de trabalho...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atividade prática supervisionada aps
  • atividades Práticas Supervisionadas
  • atividades praticas supervisionadas
  • ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
  • atividade pratica supervisionada
  • Orientação para as atividades praticas supervisionadas
  • Atividades práticas supervisionadas
  • Atividade de práticas supervisionadas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!