Atividade portfólio disciplina: análise de sistemas i - modelos de ciclo de vida no processo de desenvolvimento de software

Páginas: 13 (3174 palavras) Publicado: 9 de outubro de 2011
SUMÁRIO
Introdução-----------------------------------------------------------------------------------3
Modelos de ciclo de vida no processo de desenvolvimento de software---4
1. Cascata-----------------------------------------------------------------------------------4
2. Espiral-------------------------------------------------------------------------------------7
3. Modelo iterativo eincremental----------------------------------------------------10
4. Extreme Programming--------------------------------------------------------------11
Referências-------------------------------------------------------------------------------16

INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO
O modelo de ciclo de vida é um dos elementos essenciais do processo de desenvolvimento de tecnologia e a escolha de ummodelo acaba por ter grande influência sobre o sucesso de produção de um projeto, pois ajuda a melhorar o seu andamento e a garantir que os objetivos finais de cada passo sejam alcançados. Ainda, dependendo da escolha, é possível aumentar a velocidade de desenvolvimento, melhorar a qualidade, localizar e controlar pontos de melhoria, minimizar overhead e exposições a riscos e até mesmo melhorar asrelações com os clientes.

MODELOS DE CICLO DE VIDA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

1 Cascata

Este modelo é reconhecido como o modelo mais antigo e o mais amplamente usado da engenharia de software.
Uma de suas características é a de que ele necessita de uma abordagem sistemática e sequencial, pois o resultado de uma fase compõe a entrada de sua fase posterior.Como citado acima, este modelo de ciclo de vida foi o primeiro modelo a ser reconhecido em engenharia de software e ainda é empregado como alicerce de muitos ciclos de vida utilizados atualmente, pois consiste basicamente num modelo linear em que cada passo ou etapa devem ser completados antes da posterior ser iniciada, pois cada fase gera uma saída que é utilizada como entrada seguinte.Como exemplo, utilizaremos a análise de requisitos. Essa etapa deve ser realizada antes que seja dado início aos desenhos do sistema, pois, para que um protótipo seja gerado, é necessário primeiramente compreender a necessidade do usuário.
Um dos grandes problemas que esse modelo de ciclo de vida possui é a constante alteração dos requisitos, visto que no decorrer do projeto taisrequisitos amadurecem, assim como a equipe de negócio e a de desenvolvimento em relação ao processo da empresa, pois os negócios e o ambiente nos quais estão inseridos mudam constantemente. E devido a esse problema, a possibilidade de revisão e avaliação com usuários do sistema não é “realizada” neste modelo.
Outro problema encontrado nesse modelo é o fato de que os projetos que o utilizamraramente seguem o fluxo sequencial que este modelo propõe. Uma das maiores dificuldades encontradas no modelo cascata é que, no início do projeto, geralmente é difícil estabelecer explicitamente todos os requisitos do mesmo, ou, caso consigam ser estabelecidos, podem não ser concretos ainda, por falta de conhecimento do negócio.
Porém, esse processo também auxiliou muito no desenvolvimento desoftware, pois, segundo seus preceitos, tal processo está sujeito à disciplina, planejamento, gerenciamento e implementação do produto, etapa essa que deve ser prorrogada até que os objetivos estejam completamente entendidos.
História do modelo em cascata
Em 1970 Royce propôs o que é agora popularmente designado no modelo em cascata como um conceito inicial, um modelo no qualele argumentava ser defeituoso. Seu trabalho então explorou como o modelo inicial poderia ser desenvolvido em um modelo iterativo, com feedback de cada fase influenciando as próximas, de modo similar a muitos métodos amplamente utilizados hoje. Ironicamente, foi somente o modelo inicial que mereceu destaque; e sua crítica ao modelo inicial sendo amplamente ignorada. O modelo em cascata rapidamente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelos de ciclo de vida no processo de desenvolvimento de software
  • Modelos de ciclo de vida no processo de desenvolvimento de software
  • Modelos ciclo de vida desenvolvimento software
  • Modelo de Processo de Software- Ciclo de Vida Cascata
  • Modelos de ciclo de vida de software
  • MODELOS DE CICLO DE VIDA DE SOFTWARE
  • Processos do ciclo de vida do software
  • PROCESSO E ANALISE DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!