Atividade no Portf lio Nata o A

305 palavras 2 páginas
Atividade no Portfólio
Objetivo

Apresentar as relações históricas do ser humano com o meio líquido.

Descrição da atividade
De acordo com os conteúdos estudados na Unidade 1, responda as seguintes questões:

1) Como foi o desenvolvimento da relação histórica do ser humano com a água?
Desde a existência do ser humano na terra, temos um contato muito grande com a água, fazendo dela um habitat natural. Podemos observar que a terra é banhada na sua maior parte pelas águas, o contato do homem com a água, vem desde os tempos da pré-história, onde havia uma grande necessidade de o homem se relacionar com o meio liquido, pois precisava se locomover sobre ela para capturar seu alimento, fugir de predadores e migrar de um lado para o outro. Já na concepção do homem, o espermatozoide percorre por meio liquido até o óvulo, e por todo o tempo hábil de gestação é envolvidopor uma bolsa de água, confirmando a destreza de um recém nascido com meio liquido. Indícios de piscinas aquecidas há cinco mil anos na Índia, em Mahenjodara; a travessia do Eufrates pelos soldadosda Assíria; documentos egípcios que relatavam a atividades de professores de natação aos seu filhos, eram os achados mais próximos do nadar.

2) Se o homem não tivesse aprendido a nadar, a espécie humana teria sobrevivido?
Antes de qualquer coisa é preciso salientar que o ser humano é um ser altamente adaptável, então, levando isso em consideração podemos dizer que talvez sobreviveria, talvez, logicamente com chances bem remotas.
Não sei se seria sábio afirmar com tanta veemência que o ser humano não sobreviveria se não se adaptasse ao meio liquido, haja vista que a dependência da água forçaria o mesmo a se adaptar de alguma forma, sendo isso nadando ou construindo “embarcações”. Por isso é mais fácil entendermos que nadar foi preciso.

Relacionados