Atividade no Portf lio Didatica Atividade 7 semana Claretiano tfeitos

298 palavras 2 páginas
Nome (Matrícula XXXX)

A ESCRITA NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO

Claretiano – Centro Universitário

Brasília, março de 2015
A ESCRITA NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO

O texto tem por finalidade relatar uma experiência vivenciada em 2009 por alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola de Campina Grande - PB.
Considera-se que a comunicação em Matemática é pouco frequente, devido a fatores como a ênfase dada ao excesso de cálculos mecânicos e a linguagem usada para ensinar. Assim, destaca-se a necessidade de se efetivar um ensino que faça com que o aluno veja a Matemática como um conhecimento que favoreça o desenvolvimento do pensamento.
A experiência teve o intuito de trabalhar as diferentes funções da escrita em sala de aula, favorecendo a descoberta da importância da língua escrita e de seus múltiplos usos, ao mesmo tempo em que se aprende matemática.
Inicialmente, os alunos pesquisaram hábitos que poderiam ser incluídos no dia-a-dia de uma pessoa para se ter uma vida saudável. Os dados coletados nas entrevistas foram organizados em forma de tabela. Por fim, foi feita a análise desses dados.
Depois da pesquisa e da organização dos dados, cada grupo produziu um texto com suas conclusões e análises, que foi então compartilhado com os demais grupos em sala de aula, favorecendo a reflexão e a discussão de diferentes pontos de vista.
Considera-se que o trabalho desenvolvido trouxe resultados significativos, pois funcionou como instrumento de avaliação da aprendizagem matemática e possibilitou que os alunos percebessem o significado da Matemática nas diversas áreas do conhecimento.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
VASCONCELOS, M. B. F. A escrita na produção do conhecimento matemático. Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática. Disponível em: <http://www.gente.eti.br/lematec/CDS/ENEM10/artigos/RE/T3_ RE2097.pdf>. Acesso em: 27 de março de 2015.

Relacionados