Atividade Ludica na Educação Infantil

Páginas: 22 (5266 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2013

ATIVIDADE LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
É BRINCANDO QUE A CRIANÇA APRENDE

FAEL – Faculdade Educacional da Lapa
Anne Carolina Teixeira F.Costa
Laís Teixeira Fernandes
RESUMO:
O presente artigo visa a grande importância de analisar o “brincar” como uma necessidade básica dentro da perspectiva de desenvolvimento para a criança. Partindo desta concepção, através do brincar é possíveldesenvolver a autonomia infantil, visando fazer com que a criança estabeleça relacionamentos seguros, de preferencia com a mínima interferência dos adultos, pois enquanto a mesma desenvolve suas habilidades de descentrar e coordenar diferentes pontos de vista em relação ao outro, ela também se torna mais critica e confiante na capacidade de imaginar e expressa o que realmente pensa. Neste sentido, écorreto afirmar que a brincadeira simbólica fornece à criança a possibilidade de ir ao outro, viver suas experiências e voltar novamente ao seu mundo.
A criança ao brincar desenvolve sua capacidade de refletir sobre os fatos reais de forma cada vez mais abstratas, bem como construir sua realidade, tanto pessoal quanto social. Brincando a criança percebe a si mesmo como ser agente e criativo. Arelação do brincar produz e reproduz emoções possibilitando a criança um mundo de descobertas facilitando assim a abertura para o campo cognitivo.

Palavras chave: brincar, desenvolvimento, habilidades e brincadeira.




INTRODUÇÃO
Em todas as fases de nossas vidas estamos sempre descobrindo e aprendendo coisas novas, isto acontece no convívio e contato com o outro na troca de experiênciasestimulando assim a construção do conhecimento.
Os primeiros anos de vida são decisivos na formação da criança, pois se trata de um período em que a criança está construindo sua identidade parte de sua estrutura física sócio-afetiva e intelectual. E é nesta fase que as atividades lúdicas são capazes de intervir positivamente no desenvolvimento da criança suprindo as necessidades psicossociaiscriando condições adequadas para desenvolver suas competências.
Entretanto sabemos que a infância é a idade da brincadeira e é nesta fase que é imprescindível que haja riqueza e diversidade de atividades, além de observação pois ao brincar a criança recria e repensa acontecimentos, por intermédio de gestos, sinais, objetos e espaços que significam muito mais do que aparentam.

“Quando brinca acriança prepara-se a vida, pois através de sua atividade lúdica que ela vai tendo contato com o mundo físico e social, bem como vai compreendendo com são e como funcionam as coisas”(ZANLUCHI, 2005, P.89).
(citações com tamanho da fonte 10 e recuo à esquerda-todas as citações)
Neste momento destacamos ( colocar tudo em terceira pessoa) a grande importância do lúdico no que diz respeito ao processo deaprendizagem pela maneira natural e espontânea da construção da autonomia, reflexão e da criatividade estabelecendo desta forma uma relação entre o jogo e a aprendizagem. Tendo o brincar como recurso mediador no processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais fácil. O brincar enriquece a dinâmica das relações sociais, possibilitando assim um fortalecimento entre o ser que ensina e o ser queaprende.



O LÚDICO NA PRÁTICA DOCENTE
Este estudo configurou-se a partir de reflexões sobre diferentes movimentos que ocorriam em situações do cotidiano em especial a Escola Recanto da Alegria, especialmente no que referia às atividades lúdicas. Os adultos e as crianças que participaram do presente estudo foram considerados como participantes de um processo educativo, portanto, consideramo-noscomo inseridos num processo interativo e que é por meio dessas relações, entre outras, constituem-se como sujeitos da escola. Entretanto sabemos que no ambiente escolar as atividades lúdicas proporcionam um alto nível de desenvolvimento motor, emocional, físico, cognitivo e social, pois através delas as crianças assimilam, expressam, e recria sua realidade ao iniciar no mundo do faz de conta....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • atividades ludicas na educação infantil
  • Atividades ludicas na educaçao infantil
  • Atividade Lúdica na educação infantil
  • Atividade Ludica
  • Valorizando atividades ludicas na educação infantil
  • “A INFLUÊNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL”
  • Importancia das atividades ludicas na educação infantil
  • As atividades lúdicas e o processo de aprendizagem no contexto da educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!