atividade laboratorial 1.2 fisico quimica 10ºano

656 palavras 3 páginas
Escola Secundária de Amora

Física e Química A

Atividade Laboratorial 1.1
Absorção e Emissão de Radiação

Data de Realização: 18/04/2013
Realizado por:
Inês Silva nº16, 10ºB
Jéssica Barbosa nº17, 10ºB
João Casaca nº 19, 10ºB
Luís Carvalho nº22, 10ºB
Mariana Passarinho nº23, 10ºB
Indice

Objetivo da experiência
No âmbito da disciplina de físico-química realizamos esta experiência cujo objetivo é comparar o poder de absorção de energia por radiação de diversas superfícies com a mesma área exposta à fonte de luz , mas com acabamentos diferentes.
Fundamentos teóricos
Quando sobre a superfície de um corpo incide uma determinada quantidade de radiação solar, uma parte é refletida , outra é transmitida e outra ainda é absorvida. A taxa de absorção e de emissão de radiação por um corpo está relacionada com a natureza(cor, polimento, etc.) da superfície do corpo onde a luz incide. Se uma determinada superfície apresenta uma elevada taxa de absorção (é um bom absorvedor), a temperatura do corpo aumenta mais rapidamente e atinge o equilíbrio térmico a uma temperatura mais elevada. Uma superfície preta absorve mais energia, ou seja, é boa absorvedora ,pois reflete menos, sendo por isso aquela que emite mais energia, comparativamente com uma superfície de igual área mas de cor branca. O mesmo se poderia dizer relativamente a uma superfície metalizada baça quando comparada com uma outra igual mas com um acabamento polido.
Nesta atividade utilizar-se-á três latas , uma com uma superfície preta, outra branca e uma com uma superfície polida. Faz-se incidir, durante um certo intervalo de tempo, a luz emitida por uma lâmpada de incandescência de 230 W sobre uma das superfícies da lata e mede-se a elevação de temperatura do ar contido na mesma. Procede-se do mesmo modo para as outras latas , partindo das mesmas condições iniciais.
O estudo da taxa de absorção de radiação por

Relacionados

  • Identificação de uma substância e Avaliação da sua Pureza
    1847 palavras | 8 páginas