Atividade Lúdica: Ferramenta Facilitadora da Aprendizagem

Páginas: 10 (2335 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2013
ATIVIDADE LÚDICA: FERRAMENTA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM
Autora: Priscilla Fernandes Costa Openheimer ( Orientadora Educacional)
Revisão: Valdenia Fernandes ( Psicopedagoga e Orientadora Educacional)



O objetivo deste artigo é refletir sobre as atividades lúdicas na educação, pois estas são essenciais para a formação da criança tanto na função distrair como instruir, tornando maiseficaz o processo de aprendizagem. Na atividade lúdica, o que importa não é apenas o produto da atividade, o que dela resulta, mas a própria ação, o momento vivido. Possibilita a quem a vivencia momento de encontro consigo mesmo e com o outro, momento de fantasia e de realidade, de ressignificação e percepção, momento de autoconhecimento e conhecimento do outro, de cuidar de si e olhar para o outro,momento de vida. Cabe ao professor inserir o brincar em um projeto educativo, com objetivos claros e ter consciência da importância de sua ação em relação ao desenvolvimento e à aprendizagem.
PALAVRAS-CHAVES: lúdico, atividade lúdica, jogos, brincadeiras, aprendizagem

INTRODUÇÃO
As atividades lúdicas, desde muitos séculos, integram-se ao cotidiano das pessoas sob várias formas sejam elasindividuais, sejam coletivas, sempre obedecendo ao espírito e à necessidade cultural de cada época.
O jogo e a brincadeira infantil são formas da criança manejar experiências, criar situações para dominar a realidade e experimentá-la.
É através do jogo que o indivíduo pode brincar naturalmente, testar hipóteses, explorar toda a sua espontaneidade criativa. O jogar é essencial para que a criançamanifeste sua criatividade, utilizando suas potencialidades de maneira integral. Somente sendo criativa que a criança descobre seu próprio eu. Jogar significa alegria, divertimento, entusiasmo, confiança, aprendizagens e desenvolvimento.




FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Segundo Vygotsky (1998), a brincadeira contribui decisivamente no processo de socialização da criança uma vez que, por meio dela,as crianças, meninos e meninas, identificam-se com seus papéis sexuais, aprendem a colaborar e competir (nos jogos de grupos), desenvolvendo a expressão e comunicação verbal.
Lara (2004) afirma que os jogos, ultimamente, vêm ganhando espaço dentro das escolas, numa tentativa de trazer o lúdico para dentro da sala de aula. Acrescenta que a pretensão da maioria dos professores com a sua utilizaçãoé a de tornar as aulas mais agradáveis com o intuito de fazer com que a aprendizagem torne-se algo mais fascinante; além disso, as atividades lúdicas podem ser consideradas como uma estratégia que estimula o raciocínio, levando o aluno a enfrentar situações conflitantes relacionadas com o seu cotidiano.
Já a palavra jogar é extensiva tanto às definições do brincar, quanto a várias outrasatividades como, por exemplo, os passatempos e divertimentos sujeitos a regras. Mas é o termo ludus, proveniente do latim, que possui maior abrangência. Remete, por exemplo, a brincadeiras, jogos de regras, competições e recreações teatrais e litúrgicas. A palavra lúdico, derivada de ludus, significa aquilo que se refere tanto ao brincar como ao jogar.
Já a palavra jogar é extensiva tanto às definiçõesdo brincar, quanto a várias outras atividades como, por exemplo, os passatempos e divertimentos sujeitos a regras. Mas é o termo ludus, proveniente do latim, que possui maior abrangência. Remete, por exemplo, a brincadeiras, jogos de regras, competições e recreações teatrais e litúrgicas. A palavra lúdico, derivada de ludus, significa aquilo que se refere tanto ao brincar como ao jogar.
Já apalavra jogar é extensiva tanto às definições do brincar, quanto a várias outras atividades como, por exemplo, os passatempos e divertimentos sujeitos a regras. Mas é o termo ludus, proveniente do latim, que possui maior abrangência. Remete, por exemplo, a brincadeiras, jogos de regras, competições e recreações teatrais e litúrgicas. A palavra lúdico, derivada de ludus, significa aquilo que se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ATIVIDADES LÚDICAS COMO FACILITADORAS DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS NUMA ESCOLA PÚBLICA
  • As tecnologias como ferramenta facilitadora no ensino-aprendizagem
  • As tecnologias como ferramenta facilitadora no ensino-aprendizagem
  • A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS PARA A APRENDIZAGEM
  • As atividades ludicas no processo de aprendizagem
  • A inserção de atividades lúdicas no processo de aprendizagem
  • A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NO ENSINO DE GENÉTICA COMO FERRAMENTA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM
  • O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!