Atividade individual - matemática financeira fgv

Páginas: 4 (935 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2012
Introdução


Em termos básicos, os juros representam uma taxa a ser cobrada pelo “aluguel” do dinheiro. Ou seja, é um índice usado para remunerar o credor por disponibilizar o seu capital a umterceiro por um período de tempo. Os juros são utilizados, pois o dinheiro desvaloriza ao longo do tempo. Por exemplo, um determinado valor hoje, caso permaneça não investido, valerá menos daqui a umano. Remunera-se através dos juros, portanto, o fato do credor ter seu dinheiro indisponível por determinado período de tempo, pois o mesmo está sendo utilizado por outrem.

JUROS = VALOR FUTURO –VALOR PRESENTE

No caso da capitalização através de juros simples, o capital aumenta de forma linear, pois o índice de juros é aplicado somente sobre o valor inicial aplicado. Para a capitalizaçãocomposta, porém, os juros são sempre aplicados sobre o capital acumulado (valor inicial + juros acumulados até o período), o que culmina em um aumento exponencial.







Justificativa

Ointeresse das empresas em maximizar seus ganhos é conflitante com os objetivos de clientes e fornecedores. Clientes buscam sempre comprar produtos e serviços com mais qualidade e pagando menos. Fornecedoresquerem vender cada vez mais, com menos custo e mais caro. Por isso, o objetivo deste trabalho é esclarecer as diferenças entre juros simples e juros compostos, apontar pontos negativos e positivos decada um e, em conclusão, apontar qual opção seria melhor aplicada pelas organizações.


Desenvolvimento

CAPITALIZAÇÃO SIMPLES

Como já adiantado acima, a capitalização simples é aquela em quea taxa de juros incide sobre o capital inicial, ou seja, é aplicada linearmente em função do tempo.
Este modelo de capitalização é pouco usado no mercado atual brasileiro, porém alguns exemplospráticos são: descontos bancários e duplicatas.

As variáveis envolvidas nesse regime são: Valor Presente (VP), Valor Futuro (VF), Taxa de Juros (i) e intervalo de tempo (n).

Temos então a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atividade individual i
  • Atividade individual
  • Atividade individual matematica financeira
  • Matriz de Atividade
  • Atividade individual 1 Matemática Financeira
  • ATIVIDADE AVALIATIVA 2 Matemática Financeira Individual
  • atividade individual FGV GP
  • Matriz de atividade individual fgv

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!