Atividade Individual 2 Adm 035 William Hideki Saito

1152 palavras 5 páginas
Matriz de atividade individual*

Módulo: Introdução a Economia
Atividade: Atividade Individual – Políticas Fiscais e Monetárias – Contracionista ou Expansionista?
Título: Políticas Fiscais e Monetárias
Aluno: William Hideki Saito
Disciplina: Pós Graduação em Administração de Empresas
Turma: ADM 035
Introdução
Este texto tem como função apresentar e explicar brevemente de forma clara e sucinta a crise fiscal, política e financeira que vem assombrando a zona europeia (Itália, Espanha, Gréciam Irlanda, Portugal, entre outros) além dos países emergentes.
Pode-se dizer que existem basicamente 2 (duas) formas de intervenção do governo no âmbito econômico.
A Política fiscal, que é constituída pelas diretrizes em relação ao gasto público e à tributação, ou seja, a política fiscal constitui o conjunto de decisões e ações relacionadas com as despesas e receitas dos governos federal, estadual e municipal. É a divisão da política econômica que define o orçamento e seus componentes, para manter a estabilidade econômica, ajudando assim a manter uma economia crescente, baixo grau de desemprego e a inflação baixa.
A política fiscal pode ser dividida em duas vertentes, expansionista e contracionista. A política fiscal expansionista é adotada quando a economia está cruzando por um período de recessão e precisa de um incentivo para sua expansão, assim onerando o orçamento da União, gerando um déficit que deve ser coberto pelo governo com a emissão de títulos, aumentando a dívida pública. Já a vertente da política fiscal contracionista ocorre quando o objetivo é a redução da demanda agregada, como quando a economia esta em um período de expansão excessiva e há a necessidade de uma retração econômica. A Política monetária é utilizada para o controle da oferta de moeda na economia, assim controlando os meios de pagamento, visando a estabilização do nível de preços geral da economia, em outras palavras, esta política “exerce efeitos sobre os vários componentes da demanda agregada,

Relacionados

  • Atividade individual 1 Adm 035 William Hideki Saito
    3060 palavras | 13 páginas
  • jota
    462187 palavras | 1849 páginas