Atividade física na pré-menopauso e menopausa

1286 palavras 6 páginas
A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA E QUAIS OS CUIDADOS ESPECIAIS PARA A MULHER NA FASE DA PRÉ-MENOPAUSA E MENOPAUSA

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a menopausa é definida como a interrupção da menstruação em conseqüência do término da produção de hormônios femininos e fim da ovulação.
Muitos médicos definem que a mulher está na menopausa somente após um ano sem menstruação, mas a sintomatologia do climatério já se faz sentir muito antes. Ondas de calor, sudorese, ansiedade, depressão e diminuição da libido são algumas das reclamações mais comuns entre as mulheres. A longevidade feminina tem aumentado ano a ano, a medida que aumenta a longevidade, o número de mulheres menopáusicas aumenta todos os anos. Isto significa que uma parte da população feminina passa em média 1/3 de sua vida na menopausa.

A menopausa não tem idade definida para seu início. Geralmente na mulher brasileira situa-se entre 42 e 47 anos, variando esta faixa etária em função racial, localização geográfica, medicamentos e, principalmente, pelo fator hereditário. Nesse período os ovários estão menos responsivos aos sinais hormonais produzidos pelo cérebro, mais precisamente, o hipotálamo. Em conseqüência disto, ocorre uma produção irregular e diminuída de estrógenos e progesterona pelos ovários e as características menstruais se alteram.

Na menopausa, as mulheres enfrentam eventuais problemas físicos e/ou emocionais, que de certa maneira, podem ser minimizados com a prática de diferentes atividades e/ou ingestão de medicamentos.

atividade física e menopausa
A atividade física moderada e regular contribui para preservar as estruturas orgânicas e o bem-estar físico, levando à diminuição do ritmo da degeneração psicofisiológicos. Em qualquer idade, as práticas corporais podem combater o ciclo pernicioso de inatividade física e de danos resultantes da fragilidade, que são responsáveis por muitos dos casos de invalidez na velhice.

Nesse contexto, pode-se afirmar que

Relacionados