Atividade Fisiologia Veterin Ria

437 palavras 2 páginas
EXPLIQUE A CIRCULAÇÃO DO AR, A INSPIRAÇÃO E A EXPIRAÇÃO, INDICANDO OS LOCAIS DO AR:

As aves possuem um sistema respiratório distinto (comparado aos mamíferos): Não possuem diafragma. Possuem pulmões rígidos, de volume fixo, localizados dorsalmente na região torácica.
E cada um, apresenta três subdivisões brônquicas:
1 Brônquio primário intrapulmonar : É por onde o ar entra nos pulmões. Conduz o ar para os brônquios secundários e para os sacos aéreos caudais.
4 Brônquios secundários médio-ventrais: Conduzem o ar para os sacos aéreos craniais. De 8 a 12 Brônquios secundários médio-dorsais: Conduzem o ar para os sacos aéreos caudais. De 25 a 30 Brônquios Secundários látero dorsais.
8 Brônquios Secundários látero ventrais: Conduzem o ar para os sacos aéreos caudais.
Brônquios terciários Neopulmonares e Paleopulmonares ou parabrônquios: Onde ocorrem as trocas gasosas. Os Brônquios Paleopulmonares: Entre os brônquios secundários médio-dorsais e médio-ventrais.

Mecânica da respiração
Movimento do esterno: Como as aves não possuem diafragma, a respiração se faz à custa de músculos que movimentam as costelas e o esterno, expandindo ou retraindo a cavidade corporal.

Na Inspiração:

Há aumento do volume corporal, tanto torácico quanto abdominal o que diminui a pressão nos sacos aéreos em relação à da atmosfera e o gás desloca-se através dos pulmões para dentro dos sacos aéreos. O ar entra através da taqueia, é canalizado pelo brônquio primário intra-pulmonar e pelos brônquios secundários látero-ventrais e médio dorsais atinge os sacos aéreos caudais através dos brônquios terciários neopulmonares. O ar que se encontra nos brônquios médio-dorsais atingem os paleopulmonares e finalmente os médio-ventrais e sacos aéreos craniais.

Na expiração:

Há diminuição do volume corporal e aumento da pressão nos sacos e o gás é forçado a sair dos sacos passando novamente pelos pulmões. O ar retornar pelas mesmas vias aéreas e atingem a traquéia, mantendo a mesma

Relacionados

  • PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS
    43265 palavras | 174 páginas
  • INFECTOLOGIA COMPLETA
    48444 palavras | 194 páginas
  • texto 1
    34029 palavras | 137 páginas
  • Protozoarios
    34432 palavras | 138 páginas