Atividade física

Páginas: 5 (1198 palavras) Publicado: 17 de maio de 2012
Colégio Juvenal de Carvalho






















Trabalho de Educação Física

















Grupo: Mariângela Chagas
Priscilla Vieira
Thais Maria
Série: 3ºA – Manhã
Profª. Cláudia







Abril/2011
Introdução


Uma variedade de doenças conhecidas como doenças hipocinéticas representam uma expressão típica para esse estilo de vidaunilateral, pobre em movimento e com comportamento passivo durante o tempo livre. A alimentação errada, o vício prejudicial à saúde como o fumo, o consumo alcoólico e o estresse psíquico diário de um trabalho cada vez mais intelectual, reforçam negativamente esta situação. Como a causa do surgimento desse tipo de doença é alimentada por uma única fonte: a falta de atividade física, o antídoto adequadoque pode ser recomendado é a realização de mais movimento, seja na vida diária, no trabalho, no tempo livre ou nas férias.
Um excelente exercício para quem está iniciando atividades físicas na rotina é a caminha, um dos exercícios aeróbicos que reúne o maior número de vantagens tanto para o corpo quanto para a mente. Ela é considerada a prática mais segura de exercícios aeróbicos, do ponto devista cardiovascular e ortopédico e previne uma grande variedade de doenças (principalmente aquelas causadas devido ao sedentarismo).
Será abordado nesse trabalho todos os benefícios que essa atividade tão simples pode trazer, assim como a melhor maneira de praticá-la.



































A caminhada é um exercício aeróbico sem muita complexidadee muito eficaz para a saúde. Ela tem, ainda, a vantagem de ser a mais segura de todas as atividades aeróbicas - tanto sob o ponto de vista cardiovascular como ortopédico, além de prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida.
Caminhar é, portanto, o ato de andar sem interrupções, de modo que a intensidade desse andar deva ser de intensidade moderada a forte. Porém, é importante atentar para ofato de que a caminhada deve ser feita sem interrupções.
Basicamente existem duas modalidades da atividade: a caminhada-passeio e a caminhada-exercício. A primeira é descontínua, lenta e muito mais contemplativa. É útil principalmente para ajudar a esquecer problemas, e melhorar a cabeça. Já a segunda é aquela em que a intensidade estimula a respiração. Isso não quer dizer que seja intensa,forte, mas também não deve ser leve. Cada um tem um ritmo, e o ideal é que o praticante encontre uma velocidade que lhe exija algum esforço, mas que não provoque falta de ar ou desconfortos. Qualquer que seja a modalidade escolhida, caminhar traz inúmeros benefícios à saúde.


Doenças Hipocinéticas

Dentre os benefícios dessa atividade, está a prevenção de doenças hipocinéticas. O termohipocinético vem da junção de hipo, que significa baixo ou pouco, e cinético, que significa movimento. Essas doenças são causadas por falta de movimento corporal, ou seja, falta de exercício físico. As principais são: obesidade, cardiopatias, hipertensão e diabetes, dentre outras.
Isso acontece porque a caminhada proporciona condicionamento cardiovascular e fortalece membros inferiores, além dereduzir as taxas de colesterol ruim (LDL) e melhorar o colesterol bom (HDL). Ela também auxilia no controle da diabetes porque diminui os níveis de glicose e melhora a ação da insulina. Como é uma atividade aeróbia, provoca a oxigenação cerebral e, se realizada rotineiramente, é capaz de liberar endorfina - o hormônio que tranquiliza e dá a sensação de bem-estar. Auxilia também na prevenção daosteoporose, deixando os ossos mais fortes.
Fora todos esses benefícios físicos, caminhar também contribui para o tratamento de distúrbios psicológicos como a depressão, que é uma doença que acomete uma grande parte das pessoas.


Como Praticar

Apesar de aparentemente simples, a caminhada tem algumas recomendações que devem ser seguidas. A principal delas é a avaliação médica, imprescindível...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atividade fisica
  • Atividade fisica
  • atividade fisica
  • Atividades de Fisica
  • Atividade fisica
  • Atividade Fisica
  • Atividade fisica
  • Atividade Fisica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!