Atividade Física e bem estar psicológico

Páginas: 22 (5475 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Resumo
O presente estudo pretende rever a literatura acerca das influências da atividade física no bem-estar psicológico. Este estudo envolveu uma revisão sistemática de 60 artigos, sendo que cerca de 15 foram excluídos por não obedecerem às normas que os caracterizam como artigos científicos. As bases de dados utilizadas foram a B-On, o Repositório Científico de Acesso Aberto em Portugal e osRepositórios das Universidades do Minho, do Porto, de Coimbra, de Lisboa e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

I – Introdução

Será apresentada a revisão de literatura, com base em todos os artigos lidos e analisados, sendo que, posteriormente irão ser apresentados os resultados, quando forem aplicados e analisados os questionários.
McAuley e Rudolph (1995) comprovaram os efeitospositivos da atividade física sobre o bem-estar psicológico, relatando mudanças como aumento do domínio, melhoria na satisfação com a vida, melhoria dos estados subjetivos positivos e diminuição dos afetos negativos. Os autores salientaram ainda o fato de a atividade física produzir mudanças de natureza mais positiva, como o aumento da energia, sensação geral de bem-estar, de felicidade, que nemsempre são captadas pelos instrumentos psicométricos tradicionais devido à sua carência de sensibilidade e validade para avaliar respostas referentes ao bem-estar psicológico (Miranda, 2003).
Em termos de sintomatologia, a atividade física reduz a tensão muscular, a ansiedade e a depressão. Os benefícios não só psicológicos, mas também físicos advindos da prática de atividade física, favorecemuma diminuição do stresse, seja pela diminuição de sintomas propriamente ditos, ou por um aumento na autoeficácia, autoconceito e autoestima, fatores necessários para lidar com eventos stressantes (Miranda, 2003).
As definições mais recentes de bem-estar e qualidade de vida relacionada com a família acentuam uma visão holística do ser humano, atribuindo uma especial importância à integraçãocorpo-mente-espírito para a saúde (Gouveia, 2011). Problemáticas como a “saúde”, “estilos de vida” e “qualidade de vida” são muitas vezes associadas ao bem-estar (Barros, 2006).
Segundo Berger & McInman (1993), os benefícios psicológicos e fisiológicos do exercício ou da atividade física têm-se tornado bastante evidentes nas últimas décadas, porém não existe uma relação exata entre exercício físico ebenefícios psicológicos (Almeida, 2005).
De acordo com Cruz (1996), o papel do exercício físico e da atividade física como potenciadores de bem-estar psicológico assumem uma relevância crescente, face ao número também crescente de pessoas que se confrontam com problemas do foro psicológico. Os benefícios psicológicos da prática de exercício físico parecem ter alguma relevância, nomeadamente peloimpacto positivo e melhorias em aspetos como autoestima, imagem corporal, funcionamento cognitivo, aumento das perceções de controlo, autoeficácia pessoal e a melhoria da autoconfiança. Assim sendo, o exercício apresenta benefícios na população de uma forma geral, assim como, também em populações especiais (Crispim, 2004).
Com estre trabalho pretendemos analisar a associação entre a atividadefísica e o bem estar-psicológico, sendo que os benefícios psicológicos da prática de atividade física são inegavelmente abundantes. Os indivíduos em todas as faixas etárias experimentam alterações positivas nos estados de ânimo, na autoestima, autoeficácia, obtendo recursos pessoais para conseguirem enfrentar as situações desafiantes e stressantes do dia-a-dia

II – Revisão da Literatura
1. Bem-estarsubjetivo
O Bem-Estar Subjetivo é uma dimensão positiva da saúde. É considerado, um conceito complexo, que integra uma dimensão cognitiva e uma dimensão afetiva, e um campo de estudo que abrange outros grandes conceitos e domínios de estudo como são a Qualidade de Vida, o Afeto Positivo e o Afeto Negativo. É um conceito recente, que tem suscitado, o interesse generalizado de muitas vertentes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • atividade fisica e bem estar psicológico
  • Atividade física: saúde e bem estar na terceira idade
  • Bem estar psicológico e adolescentes
  • A Importância da Atividade Física Para o Bem Estar Físico
  • Bem estar psicológico
  • Bem estar psicológico
  • o bem-estar psicológico em adolescentes
  • bem estar físico e psicologico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!