Atividade Física para Cardiopata

Páginas: 20 (4894 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
Atividade Física para Cardiopata
RESUMO
Entre as principais causas de morte no País, estão relacionados às doenças cardiovasculares, dentre elas os infartos agudos do miocárdio. Conforme dados do DATASUS, cerca de sessenta e seis mil pessoas morrem todos os anos devido ao infarto agudo do miocárdio no Brasil. A principal causa do infarto está relacionada à presença de uma DoençaArterial Coronariana, que se trata de uma doença onde há o acumulo de placas de gordura por dentro das paredes das artérias coronárias. O infarto agudo do miocárdio é uma das causas da parada cardíaca, no qual é a parada súbita e inesperada dos batimentos cardíacos. O coração para de bombear o sangue para o organismo e os tecidos começam a sofrer os efeitos da falta de oxigênio. O cérebro começa amorrer após cerca de três minutos sem oxigênio. Em razão deste alto índice de mortalidade o estudo irá analisar os efeitos do treino resistido e aeróbico progressivo sobre o VO2 máximo, pressão arterial de repouso (PA), aumento de força e resistência muscular em um aluno que teve infarto agudo do miocárdio.
Exercícios físicos trazem inúmeros benefícios para a saúde física e mental. O cérebrofunciona melhor com a sensação de bem estar e com a auto-estima em dia. O estudo ira relatar esses dados em um paciente (56 anos de idade) sedentário, controlado com medicação anticoagulante e beta-bloqueadores, fazendo parte de um programa de reabilitação cardíaca no CIME desde dezembro de 2008 realizando atividades aeróbicas e anaeróbicas (três vezes por semana).
1 INTRODUÇÃO
Este relatóriotrata-se de um estudo de caso estimulado pelo CIME na área de medicina do exercício, em que estagiários de educação física relatem casos particulares nesta área. O paciente acompanhado sofreu infarto agudo do miocárdio, no qual submete-se a um programa de reabilitação cardíaca no CIME em porto alegre, no período de dezembro de 2008 até novembro de 2009.
O trabalho irá relatar o caso de um aluno quesofreu infarto agudo do miocárdio e logo a seguir sofreu parada cardíaca, com isso foi necessária uma reanimação respiratória e logo após uma revascularização do miocárdio, necessário também a angioplastia coronariana, onde foi colocado dois stents. Este paciente é fumante, sedentário, dislipidemico, hipertenso e tem histórico familiar de infarto.
O infarto agudo do miocárdio está relacionadocomo uma das doenças coronarianas, no qual vem crescendo nos últimos anos e é uma das maiores causas de morte no mundo.
Antigamente a reabilitação cardíaca consistia de três a seis semanas de repouso total, (ANDRADE, RAMOS e GUIMARÃES, 1986). Acreditando que o repouso facilitaria o processo de cicatrização.
Atualmente o repouso está totalmente fora de discordância, graças a Samuel Levine quemandou seus pacientes sentarem após três dias depois do infarto.
Desta maneira, profissionais da área da saúde estão aprofundando mais sobre a reabilitação cardíaca, com uma equipe multidisciplinar as pessoas enfartadas estão sendo cuidadas desde o momento em que estão no hospital até o começo de exercícios físicos.
Exercícios físicos estão ocupando um espaço importante na reabilitação, estudos estãodemonstrando que a atividade logo após o acidente facilita a recuperação e o retorno do paciente para sua vida ativa o quanto antes. (CASTRO e colab, 2000).
2 RELATO
2.1Discussão dos resultados
2.1.1Resultado do VO2 máximo
Os dados foram coletados da ficha individual do aluno/paciente de um programa de reabilitação cardíaca, do sexo masculino, co idade de 56 anos.
O avaliado, acompanhado poruma equipe multidisciplinar, inserido em um programa de reabilitação cardíaca de três vezes por semana, foi submetido ao teste de VO2 máximo desde o inicio do programa até o dia final do estudo.
As avaliações foram feitas através do protocolo de Bruce em esteira rolante.
O VO2 máximo antes do inicio do programa foi de 21,0 na data de 15/12/2008 e o ultimo feito é de 31,7 em 08/09/2009.
Se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ATIVIDADE F SICA PARA CARDIOPATAS
  • Atividade fisica
  • Atividade fisica
  • Atividade fisica
  • atividade fisica
  • Atividades de Fisica
  • Atividade fisica
  • Atividade Fisica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!