Atividade física escolar: finalidades e benefícios em confronto com a desmotivação dos alunos

Páginas: 5 (1212 palavras) Publicado: 15 de junho de 2011
ATIVIDADE FÍSICA ESCOLAR: Finalidades e Benefícios em confronto com a desmotivação dos alunos

Este texto tem por objetivo apresentar uma síntese de uma breve revisão de literatura que servirá como base para o anteprojeto de pesquisa desenvolvido na disciplina Metodologia da Pesquisa, do curso de Educação Física do Instituto Batista de Ensino Superior de Alagoas.
Para tal, efetuou-se pesquisaem artigos científicos da área que servirão de apoio bibliográfico para o seguinte problema de pesquisa: Quais as finalidades e os benefícios das atividades físicas escolares para crianças e adolescentes que não querem participar das aulas por estarem desmotivados?
Os artigos que compõe a síntese aqui apresentada versam sobre: 1) Educação Física na escola; 2) A relação entre tendência e praticapedagógica professores de 3º e 4º ciclos do ensino fundamental e 3) Educação Física no Ensino Médio: Motivos que Levam as Alunas a não Gostarem de Participar das Aulas
O artigo um trata da educação física na escola e como ela não e muito valorizada como ela esta de acrítica. Não caminhando de forma integradora com a escola. Que ainda não se conseguiu da à importância devida a esse componentecurricular por conta que não há elaboração e hierarquização de seus objetivos. Destacasse também a falta de contextualização fazendo assim que as aulas percam o significado e os muitos alunos consideram a pratica da educação física especifica de modalidades esportivas. e isso e muito ruim pois nem todos os alunos tem uma grande habilidade causando assim uma exclusão de forma deliberada e umaconcorrência muito grande entre os mesmos desconsiderando as suas vivencias anteriores e desprezando assim a sua bagagem cultural.
Segundo Paiano (1998) a educação física tem que mostrar o porquê de sua presença no ambiente escolar de uma forma inovadora buscando mostrar novos conteúdos e uma nova visão de como as aulas devem ser aplicadas considerando fatores muito importantes, a individualidadebiológica, o individuo como seno uno um ser que se expressa de forma singular permitindo enxergar as varias diferenças.
A educação física de uma forma geral anda muito pobre em relação a sua valorização, e muito disso se deve a falta de preparação dos profissionais, por não ter um planejamento inovador que traga em sua bagagem um horizonte norteador pra que assim os mesmos valorizem mais as aulas. Aforma que essas aulas sejam realizadas tem que partir de um bom planejamento visando sempre à bagagem cultural dos mesmos, aproximando cada vez mais a educação física da sua realidade para que assim possa solucionar problemas que a educação física apresenta em seus diversos conceitos.
E diante disso foi proposto um planejamento participativo em concepção do currículo, sempre levando em conta asnecessidades dos alunos em seu dia a dia e as suas dificuldades de ordem de movimento, pois assim estará educando para a cidadania e para que o processo ocorra de forma autônoma e com um despertar critico. E através desse despertar e com uma melhora no planejamento dos professores de educação física, a tendência das aulas e aproximar os alunos e não afastalos.
O artigo dois aborda conceitos inovadoressobre a educação e as suas novas propostas no âmbito escolar e as suas novas tendências. Estas tendências compõem algumas opiniões e conclusões com essa afirmação de Batch (1996) de que a educação deve ser mais condizente com a realidade social apresentada em outras palavras no artigo anterior. As idéias são as mesmas e alinha de raciocínio tem que ser desta forma para alcançarmos os objetivos demelhorar as aulas e acabar com a desmotivação.
O ambiente escolar deve sempre ser um local que haja a troca de valores, que haja uma interação, cooperação e um certo grau de socialização entre os mesmos para que ambos aprendam a respeitar os direitos e deveres. E que haja um despertar para sua consciência critica os tornando-os autônomos e seres capazes de discernir o certo do errado e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Os benefícios da prática da educação física escolar aos alunos com transtorno de déficit de atenção e...
  • DESMOTIVAÇÃO A ATIVIDADE FÍSICA NAS ESCOLAS ATUAIS
  • beneficios da atividade fisica na gestação
  • Benefícios da atividade física
  • Beneficios da atividade fisica na gestacao
  • beneficios da pratica da atividade fisica
  • Benefícios da atividade física na saúde
  • Benefícios da Atividade física ao Cérebro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!