ATIVIDADE Estudos do Novo Testamento

Páginas: 4 (996 palavras) Publicado: 13 de setembro de 2015
ATIVIDADE 01

ATIVIDADE DA AULA 01
Dentre os impérios que dominaram a região habitada pelos judeus, o babilônico com a deportação de parte dos habitantes de Judá, em especial de Jerusalém e adestruição do Templo em 586/7 a.E.C. (ou a.C.), foi o que mais marcou o povo na história de Israel. Alguns autores dizem que a história deste povo se dividiu em antes e depois do exílio babilônico.Durante o exílio houve uma grande produção literária. Dentre os textos canônicos encontram-se: Ezequiel, II Isaías (Is 40 – 55), Sl 137 (136), na Babilônia e Jeremias e Lamentações em Judá. Estes livrosajudam a entender o que foi este período para o povo Judeu.
Faça uma breve pesquisa em livros e na internet e escreva sobre o que foi este exílio para o povo judeu e quais foram os referenciais queeles perderam que dava identidade a eles como povo de Deus e nação. Escreva entre 10 e 20 linhas.

Ao ser submetido a um exílio era natural que a nação dominada aderisse aos costumes das dominantes,e com Israel e no caso especificamente as Tribos de Judá e Benjamin e a Meia tribo de Manassés, que compunham o reino do sul, ao serem deportados para Babilônia, perderam parte de sua cultura, naopinião de Kaufmann, o (...) israelita que entra numa terra estrangeira, é afastado da santidade de Iahweh; o seu próprio alimento é impuro; ele não tem, por assim dizer, nenhuma alternativa salvo adoraros outros deuses. (Kaufmann, 1989, p. 129 apud Cristina 2007, p. 122). Verificando o cativeiro desta perspectiva, vemos portanto o quão sofrível fora para o povo, pois, não havia o Templo, lugarúnico de adoração ao seu Deus, como também todas as práticas religiosas que somente eles realizavam e que os distinguiam dos demais povos, tais como a adoração a um Único Deus, a guarda do sábado, osrituais de sacrifícios no Templo, como também outras observâncias, ou seja o dia de descanso da terra, o modo como viviam, tudo isso afetado pelo novo modo de viver, sendo que muitas vezes os escravos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO NOVO TESTAMENTO
  • Novo testamento para estudo biblico com surdos
  • Os demônios na bíblia
  • novo testamento
  • Novo Testamento
  • Novo Testamento
  • Novo testamento
  • Novo Testamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!