Atividade Espec Fica Lingua O Enigma De Kaspar Hauser

403 palavras 2 páginas
Atividade específica Lingua O Enigma de Kaspar Hauser.

Kaspar Hauser : Linguagem mundo realidade , percepção ,significação cognição .. assim é que procurando desvendar os enigmas do filme de Herzog, fui sendo levado ,pouco a pouco a revisitar um antigo e problemático tema situado num entroncamento onde passam a linguística, a semiologia , a antropologia , a teoria do conhecimento e realidade. Até que ponto o universo dos signos lingüísticos coincide com a realidade extralingüística ? Como é possível conhecer tal realidade por meio de signos lingüísticos ? Qual o alcance da língua sobre o pensamento e a cognição?

Apesar de explicado pela linguagem ,pelas palavras por signos lingüísticos , enfim a paisagem em que foi colocado Kaspar Hauser permanece turva e indecifrável . Tão turva quanto as somrs que movem os desertos dos seus pesadelos . Conhecer o mundo pela linguagem por signos lingüísticos parece não bastar para dissolver o permanente mistério e a perplexidade do olhar de k h . Talvez porque a significação do mundo deva irromper antes mesmo da codificação lingüística com o que recortamos ; os significados já vão desenhados ns própria percepção /cognição da realidade.
A insuficiência da relação comumunte estabrelecida no processo de cognição entre signos e coisas vem sendo insistentemente assinalada na lingüística , na psicologia na antropologia na tórias do conhecimento. A dicotomia significante / significado , signo/realidade vem sendo rtevistas criticada ampliadas e desdobradas em formulaçãoes bem mais complexas, com as quaois os estudiosos t~em procurado iluminar , a partir de diferentes aparelhos teóricos , os ângulos de um problema primeiro e maior ; anatureza e um lugar do acontecimento semântico . Como e quando eclode a significação ? Em que momento da cognição irrompe o significado ? ? Qual é o mecanismo da semiose ,enfim?
Os enigmas ede cognição e compreensão do mundo estão a indicar que a percepção depende sobretudo de uma construção e de

Relacionados

  • 1 2 3 Ano Eureka
    48778 palavras | 196 páginas
  • Leitura CTS OEI 2003
    61622 palavras | 247 páginas