Atividade do filme germinal

Páginas: 5 (1057 palavras) Publicado: 3 de junho de 2013
Pontifícia [Digite o nome da empresa] |
[Digite o título do documento] |
|
|
Lais |
|

O homem, como ser pensante e intrinsecamente social, faz questionamentos sobre a realidade que o cerca. As tentativas de responder tais questionamentos, suas ideias sobre como o mundo foi concebido e seu funcionamento, formam os pensamentos sociais da época e de um povo. Na Grécia as primeirastentativas de explicar o mundo e a realidade foram através dos mitos gregos. Estes buscavam explicar os fenômenos da natureza, o funcionamento da sociedade, entre outros atos sociais, através da história de seres divinos, que seriam os deuses e titãs. O caráter divino dos mitos os tornavam inquestionáveis perante a sociedade, eles regiam as relações sociais, como, por exemplo, a relação entre ossexos e a hierarquia entre classes. Sobre isso ainda podemos dizer que essa característica de ser inquestionável, advinda do poder divino, fazia com que não houvesse a necessidade de se refutar os pensamentos, mas isso não satisfaria a sociedade por muito tempo.
Com as mudanças econômicas e estruturais dos povos, as cidades começam a se formar e acontece um êxodo do campo para a cidade. Uma novarealidade social surgia, os conhecimentos baseados na racionalidade surgiam, haviam novos grupos sociais, e fazia-se agora novos questionamentos. As respostas, no entanto, não vinham mais de um poder divino, vinham de fundamentos racionais, influenciados pelos novos campos de conhecimento que estavam surgindo, e assim surgia a filosofia.
Inicialmente, a filosofia se preocupou em estudar osmovimentos – que era entendido como as transformações da realidade. Aristóteles, um dos primeiros pensadores, cria a teoria das 4 causas para explicar esse movimento, que era composta por: 1º causa material (tratava da matéria), 2ª causa formal (características da matéria), 3º causa eficiente (atividade ou trabalho) e 4ª causa final (finalidade). Havia a curiosidade de tentar descobrir o “porquê”desses movimentos ocorrerem, mais do que descrever como eles ocorriam. No entanto, ainda nesse momento não havia possibilidade de se verificar empiricamente esses conhecimentos, o que não gerava para a sociedade utilidade prática.
Após diversas crises europeias, já na era do feudalismo, uma nova realidade se compunha. Por causa da desestruturação social, causada pelas guerras e invasões, restouapenas a instituição igreja estruturada no período, a consequência disso foi o acumulo em suas mãos de todo conhecimento e ciência produzida na época. Assim sendo, a disseminação do conhecimento também ficou a seu critério, dando poder à Igreja de apenas divulgar os conhecimentos que lhe eram favoráveis, compatíveis, o que não o fosse era considerado como falso. À ciência dessa época se dá o nomede “ciência dos claustros”.
O declínio do feudalismo traz novas mudanças sociais, as cidades reaparecem, uma nova classe é criada - a burguesia-, e o pensamento popular volta-se para o trabalho, para a geração de riquezas. A ciência então, acompanhando a nova era, se torna utilitarista, sendo desenvolvidos muitos conhecimentos tendo como fim alargar o comércio, a produção e facilitar as novasrelações sociais e econômicas. Estamos na era da revolução científica. A ciência, finalmente, se torna técnica e tem como pressuposto que deve ser colocada sobre o crivo da observação empírica e ser comprovada.


Um pouco depois começam a ser estudadas as ciências sociais, que, inicialmente, tentam tratar das mudanças sociais com os mesmos métodos e objetivos que as ciências da natureza – oobjetivo de poder controlar e modificar as evoluções do objeto de estudo. Um empecilho vai surgir, no entanto, o método, e os cientistas vão perceber que o objeto de estudo dessa nova ciência não poderá ser tratado como os da ciência exata, isso porque nesta o objeto era exato e podia ser controlado, já nas ciências sociais não, está em constante mudança. Assim, a metodologia a ser utilizada nas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filme germinal
  • filme Germinal
  • Filme germinal
  • FILME O GERMINAL
  • Germinal
  • Filme germinal
  • filme germinal
  • filme germinal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!