Atividade do curso matmidia funções

443 palavras 2 páginas
A Atividade é apresentada no caderno do aluno Volume 3 do 3º ano do Ensino Médio.

A Função é uma tradução em linguagem matemática, da relação de interdependência entre duas ou mais grandezas. Tal ideia já foi apresentado aos alunos anteriormente em diversas situações em anos anteriores.

Na 6ª série do Ensino Fundamental, tiveram a noção no estudo da proporcionalidade direta ou inversa.

Na 8ª série, tal noção foi explorada estudando-se as funções de 1º grau y = ax + b, que sempre traduzem uma proporcionalidade ( entre y – b e x), e as funções de 2º grau y = ax2 + bx + c que sempre traduzem uma proporcionalidade entre uma grandeza e o quadrado de outra.

Na 1ª série do Ensino Médio é retomado o estudo das funções, procurando características melhor a situação de interdependência entre duas grandezas, uma das quais pode variar livremente – é a variável independente – sendo que a outra tem o seu valor determinado pelo valor da primeira – é variável dependente. Assim, sendo x a variável independente, se a cada valor de x corresponde um único valor da variável dependente y, então dizemos que y é uma função de x e escrevemos y = f(x). Além de função exponencial e função logarítmica.

Na 2ª série do Ensino Médio, foi apresentado um novo tipo de função, especialmente adequada para a representação de fenômenos periódicos: as funções trigonométricas f(x) = senx, g(x) = cosx, entre outras.

Já na 3ª série do Ensino Médio são apresentadas as funções já estudadas em séries anteriores ( funções de 1º e 2º graus, funções polinomiais, funções exponencial e logarítmica, funções trigonométricas) tendo em vista não somente a recordação de suas principais qualidades, mas também a construção de um panorama comparativo das relações de interdependência já conhecidas. Depois é explorado recursos para construção de gráficos envolvendo as funções, incluindo as transformações que se podem realizar sobre cada uma delas: composição, translações, etc. E nas três ultimas unidades,

Relacionados