Atividade Dissertativa 2 Estrate Gia Financeira De Empresas EduardoAkira

2199 palavras 9 páginas
Estratégia Financeira de Empresas
Atividade Dissertativa 2
Eduardo Akira Shikasho – MBA em Finanças

1) O que é IPO (Oferta Pública Inicial)? Quais passos a empresa deve executar para realizá-la?

Um IPO (Initial Public Offering), é uma sigla para Oferta Pública Inicial. Como o próprio nome diz, é quando uma empresa vende pela primeira vez ações para o público. Isso também é conhecido como a abertura de capital. É a primeira vez que os proprietários da empresa renunciam de parte dessa propriedade a acionistas em geral.

Essa operação pode ocorrer de 3 maneiras:
Distribuição Primaria: a empresa emite as novas ações ao mercado e os recursos obtidos vão direto para o caixa da empresa
Distribuição Secundaria: os sócios ou empreendedores que adquiriram as ações vendem ao mercado e os recursos vão direto para eles
Combinação entre Primaria e Secundaria
Vantagens para a Empresa:
Um IPO é um momento emocionante para uma empresa, porque isso significa que ela se tornou bem sucedida o suficiente para exigir muito mais capital para continuar a crescer. Muitas vezes é a única maneira de a empresa obter dinheiro suficiente para financiar uma enorme expansão. Para os proprietários, finalmente é hora de tirar proveito de seu trabalho árduo. Eles costumam vender uma grande porcentagem das ações, e assim fazer milhões no dia em que elas se tornam públicas.
Ele também pode permitir que as empresas atraiam os melhores talentos, porque elas podem oferecer opções de ações. Elas podem pagar esses primeiros executivos pouco ou nenhum salário com a promessa que eles podem ter um retorno substancial na abertura de capital.
Desvantagens para a Empresa:
Infelizmente, o IPO exige uma grande quantidade de trabalho. Isso pode distrair os líderes da empresa de seus negócios, o que pode prejudicar os lucros. Eles também devem contratar um banco de investimento para ajudá-los com as complexidades do processo. Isso é muito caro.
Em segundo lugar, os proprietários da empresa podem não ser capazes

Relacionados