Atividade De Revis O PPB2

534 palavras 3 páginas
Atividade de Revisão
Processos Psicológicos Básicos II

1- Discorra sobre o conceito de Adolescência abordado pela Psicologia do Desenvolvimento e pela abordagem Sócio Histórica.
R- A adolescência foi conceituada como um processo de mudanças biológicas, formação do “eu”, estruturação da personalidade e alterações cognitivas. De acordo com o contexto sócio-histórico a criança era vista como um jovem adulto, não havendo uma fase intermediária. Dentro da psicologia do desenvolvimento, os médicos consideravam a adolescência como uma síndrome, a psicologia vai abordar a crise como algo que faz parte do adolescente porém de forma que venha compreender a particularidade do adolescente e influência dos seus contextos : histórico, cultural e social para a formação do “EU”.
2- Qual a relação entre o conceito de Adolescência e o Trabalho? R- De acordo com Ana Bock, a adolescência é o período em que ocorre a inserção no mercado de trabalho, assim como o período que ocorre uma extensão na fase escolar. Definindo assim a adolescência como um momento de preparação técnica do indivíduo assim como justificar o distanciamento do trabalho.
3- O que é Puberdade?
R- Puberdade é o período de mudanças físicas e hormonais que ocorre no período da adolescência.

4- Defina o que é a Cognição e qual a principal região do cérebro responsável pelas atividades cognitivas, inclusive a resolução de problemas complexos.
R- Cognição é a capacidade de perceber informações, armazená-las, interpretá-las e transformá-las em conhecimento por meio de processos mentais. Esse processo ocorre no córtex frontal.

5- Defina o que é Gênero e Papel de Gênero e quais as principais repercussões destes fatores na Adolescência.
R- Gênero engloba todas as características que possui um grupo, o papel de gênero está relacionado à masculinidade ou feminilidade do sujeito, possuindo uma influência das determinações sociais no qual define o tipo de comportamento que o sujeito deve ter em um grupo.

6- Em termos

Relacionados