ATIVIDADE DE RAFAELLA

Páginas: 3 (563 palavras) Publicado: 22 de julho de 2015
10- Explique a interação assistencialista-paternalista e crítico transformadora ressaltando a principal diferença entre elas.
Assistencialista-paternalista:caracteriza formas de intervenção quevisam à implementação de melhorias nas condições de vida do grupo sem a participação ativa desse grupo.Ao desenvolver práticas assistencialistas e descontextualizada das situações concretas devida,destitui o grupo da possibilidade de criar e buscar em torno de si,suas próprias condições (seu próprio poder e saber) para se autogestionar.Busca,apenas assistir à comunidade,sem que esta se coloque comoagente ativo de seus problemas e de suas soluções.
Crítico-transformadora: aponta para a possibilidade de fomentar autonomia dos grupos para que eles,assumam seu papel de sujeitos de sua própriahistória,conscientes dos determinates sócio-políticos de sua situação e ativos na busca de soluções para problemas enfretados.Crítico-transformadora mostra para os grupos que eles devem assumir o lugar deprotagonistas,ressignificando e transformando o cotidiano.A concepção critico-transformadora questiona estratégias e intervenções que fornecem assistência psicoloógica como foco em um sujeitodescontextualizado das situações de vida.

11-Descreva as práticas do psicológo comunitário.
O psicológo comunitário busca contribuir com o desenvolvimento da consciencia crítica da solidariedade,das práticascooperativas e autogestionárias do grupo.


12- Explique a difernça entre a prática comunitária e a prática clínica.
Prática comunitária: A prática do psicólogo comunitário está mais voltada para odesenvolvimento de potencialidades e recursos do que em sanar déficits, buscando, sempre a potencialização da comunidade. Tem como meta, a transformação social. Visando desenvolver grupos que se tornemconscientes e aptos a exercer um autocontrole de situações da vida através de atividades cooperativas e organizadas. Parte do princípio da união entre teoria e prática e tem como pressuposto de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rafaella
  • Rafaella
  • Rafaella
  • RAFAELLA R
  • Denise Rafaella Fan Lia E Escola
  • atividades
  • atividade
  • atividades

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!