ATIVIDADE DE PROBABILIDADE - 2ª SÉRIE.docx transferido com

367 palavras 2 páginas
ATIVIDADE DE PROBABILIDADE
1. Em ervilha, o gene que determina a forma lisa da vagem (C) é dominante sobre o gene que determina vagens com constrições (c). O gene que determina plantas de altura normal (H) é dominante sobre o gene que determina plantas anãs (h). Cruzando-se plantas CcHh com plantas cchh, devemos obter plantas com quais genótipos e fenótipos e em que proporções?
2. Sabendo que em cobaias o gene B, para pelagem preta, é dominante sobre seu alelo b, para pelagem branca, e que o gene L para pelagem crespa é dominante em relação ao seu alelo l, para pelagem lisa, determine a probabilidade de nascerem cobaias pretas lisas do cruzamento entre uma fêmea hibrida de pêlo preto e crespo e um macho de pêlo branco e liso.
3. Do cruzamento entre dois indivíduos de genótipos AaBb e Aabb, qual a probabilidade de nascer um descendente de genótipo aaBb?
4. Qual a probabilidade de um casal de heterozigotos para o albinismo (pele normal) terem dois filhos, sendo o primeiro albino e o segundo de pele normal, independente do sexo?
5. (UFPE) Renato (III.1), cuja avó materna e avô paterno eram albinos, preocupado com a possibilidade de transmitir o alelo para o albinismo a seus filhos, deseja saber qual a probabilidade de ele não ser portador deste alelo.

6. Suponhamos que a cor dos olhos seja estabelecida por pares de genes, onde C seja dominante para olho escuro e c recessivo para olho claro. Um homem que possua os olhos escuros, mas com mãe de olhos claros, casou-se com uma mulher de olhos claros cujo pai possui olhos escuros. Determine a probabilidade de nascer uma menina de olhos claros.
7. Tendo em vista que a miopia é considerada uma doença recessiva, determine a probabilidade de nascer uma criança míope de um casal normal, heterozigoto para miopia.
8. Numere no heredograma abaixo as gerações I, II, III e IV e os respectivos indivíduos:

a) Quantos homens estão representados nessa genealogia?
b) Quantas mulheres estão representadas?
c) Quantos

Relacionados