ATIVIDADE DE PORTIF LIO MODELO BASEADO NAS RACIONALIDADES

319 palavras 2 páginas
PEDAGOGIA Disciplina: PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Pesquisa em Educação
Tutor: SEBASTIÃO DONIZETE DA SILVA

RA:
1188716
Aluno(a): JAMILLE CRUZ SILVA

Turma:
DGLP1502VDC1W
Unidade: 3

Atividade
PORTFÓLIO 1

1)Como a pesquisa educacional se inicia no Brasil e qual sua situação atual no cenário científico e escolar?

Por volta da década de 50 foram criados o Centro Brasileiro de Pesquisa Educacional e os Centros Regionais de Pesquisa Educacional, por educadores como André de Azevedo e Anísio Teixeira , fazia parte do universo de suas pesquisas a organização social das escolas e a relação entre a escola e a sociedade de um modo geral , tomando como objetivo os sistemas de ensinos dos vários graus em suas articulações com as demandas dos desenvolvimentos.
No campo cientifico os conhecimentos da sociedade e esta produção e sua veiculação/socialização está interligada às formas como certas relações sociais e de poder se estruturam, tanto em nível mais geral, como nos pequenos grupos institucionais . Dando suporte a crenças e representações específicas sobre a construção de conhecimentos científicos, da busca da verdade. Assim é que, assistimos à absorção, nesse campo do conhecimento humano, de determinados modelos investigativos que predominaram na área das ciências chamadas de exatas, e que tiveram muita penetração nos anos 50 a 70 em nosso país. Na área de educação isto veio se mostrando, por exemplo, nos estudos da relação professor-aluno através de escalas ou planilhas, nos estudos de rendimento escolar e suas associações com diferentes variáveis, nas medidas das condições para alfabetização, no uso de técnicas.

2)Há diferentes tipos concepções de pesquisa : modelo baseado na racionalidade técnica, modelo baseado na racionalidade prática e modelo baseado na racionalidade crítica. Com qual modelo você se identifica? Justifique sua resposta.

O modelo baseado na racionalidade prática é o que mais me identifico pois, a prática requer conhecimento teórico

Relacionados