Atividade de portif lio Estrutura Politica aula 3

296 palavras 2 páginas
Universidade Federal do Ceará
Disciplina: Estrutura, Política e Gestão Educacional

1. Leia um artigo das seções Olhando de Perto desta aula e redija um texto com as seguintes informações:
1.1) O título: Doze motivos favoráveis à adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pelas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES)

1.2)Autor: Wagner Bandeira Andriola.
1.3) As principais ideias do documento;

O texto em questão, em suma, trata e defende os pontos favoráveis ao uso do ENEM pelas Instituições Federais como método de ingresso, usando o argumento de que o seio social sofre dessa demanda, além de precisar de profissionais qualificados, visto a rapidez com que a comunidade cientifica se desenvolve.

1.4) Sua opinião (concorda ou discorda), com argumentos, sobre as ideias citadas no item anterior e o que você aprendeu (e/ou as dúvidas que surgiram) com esta atividade. Coloque a sua produção (Aula3_AP1.doc) no seu portfólio.

Concordo com exposto do texto.

Temos vivenciado nos últimos tempos avanços concretos realizados pela comunidade cientifica, o que acaba por gerar a necessidade de profissionais melhor qualificados. Com a facilitação do acesso ao ensino superior o que passa a diferenciar um profissional dos demais já não é mais a detenção de conhecimentos, mas o uso qualificado dela.

O Enem, embora tenha aberto portas aos jovens de camadas sociais mais baixas, exige mais empenho, visto que o exame aborda temas usando uma linguagem mais global, o que exige do aluno uma maior capacidade de raciocínio, visto que em vez de apenas informações sobre determinado assunto, o exame aborda e explora certas habilidades do individuo, deixando de lado o fator memória, que tanto foi executando pelos antigos métodos de vestibulares. Desta maneira o aluno passa a valer-se também de suas experiências e percepções de mundo.

Referências: www.solar.virtual.ufc.br

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas