ATIVIDADE DE PORTFÓLIO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL RESUMO TEXTO: Vygotsky e o Papel das Interações Sociais na Sala de Aula: Reconhecer e Desvendar o Mundo.

1607 palavras 7 páginas
É uma sintese do
ATIVIDADE DE PORTFÓLIO INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL

RESUMO TEXTO Vygotsky e o Papel das Interações Sociais na Sala de Aula Reconhecer e Desvendar o Mundo.

O presente trabalho trata-se do resumo de um texto expositivo, extraído do livro O Fazer Pedagogico2009, escrito pelo autor João Carlos Martins, cujo tema é: ”Vygotsky e o Papel das Interações Sociais na Sala de Aula: Reconhecer e Desvendar o Mundo.” Martins apresenta a reflexão sobre a importância das trocas entre parceiros como momentos significativos no processo ensino-aprendizagem, necessariamente, à psicologia sócio-histórica como paradigma de nossas reflexões, que dentro deste espectro ela sugere os objetivos e as finalidades que deva ter a ação educativa, temos por nosso trabalho a meta maior de inseridos, no contexto em que vivemos e na realidade manifesta em nosso país, de criar condições para que os alunos se tornem cidadãos que pensem e atuem por si mesmos. Acima de tudo capacidade de movimento de compreensão do mundo que aparece dialeticamente na escola, para que na troca e no diálogo com o outro, construa o seu ponto de regulação para um pensar competente e comprometido com determinadas práticas sociais. Para iluminar as suas reflexões o autor utiliza-se das ideias de Vygotsky.

A elaboração de ideias e o estudo de fatos conforme sugerimos garantem a conquista do conhecimento, desde que as atividades propostas para os alunos tenham por base as interações entre sujeito e objeto (mundo). Tais interações permitem ao sujeito ultrapassar a impressão inicial das ideias que lhe chegam e buscar o que está além delas, oculto, mais profundo e sistematizado, de forma a instrumentalizá-lo para exame da realidade. Não é possível, no entanto, abordar a relação entre sujeito e objeto que se desenvolve na escola sem discutir seu papel enquanto

Relacionados