ATIVIDADE DE PORTFÓLIO_ AULA 01: NEORREALISMO-ANTECEDENTES.

555 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ INSTITUTO UFC VIRTUAL

LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS
DISCIPLINA: LITERATURA PORTUGUESA IV
PROFESSORA: SANDRA MARA ALVES DA SILVA
ALUNA: ANTONIA KALINE VIEIRA SILVA

ATIVIDADE DE PORTFÓLIO_ AULA 01: NEORREALISMO-ANTECEDENTES.

QUITERIANÓPOLIS-CE
MARÇO/2015

Atividade de portfólio_aula 01
Após ler os textos complementares sobre o romance A selva e assistir ao trecho do filme baseado na obra, escreva um comentário (mínimo de 15 linhas) destacando as características do romance que antecipam o Neorealismo. De acordo com os textos propostos, podemos afirmar que a obra “A selva" de Ferreira de Castro, publicada em 1930, retrata a contextualização histórico-literária de um tema bem realista, que é a questão da imigração, visto que é recorrente e de grande relevância no romance exposto. Em "A selva" pode-se notar a vertente naturalista do autor que por sua vez recupera aspectos que antecipam o Neorrealismo, como são experiências do mesmo torna-se mais credível a historia contada, logo, mais realista na vivacidade da ficção.
As relações sociais descritas a partir de sua observação na Amazônia tratam a vida no seringal como uma historia cheia de dilemas ambientais e sociais, naquele ambiente passivo de exploração sendo um cenário baseado numa situação opressora, os fatos são motivos levados à reflexão. As percepções sobre aquele lugar e das relações ali experimentadas por meio do autor, apresenta uma grande contribuição como fonte de pesquisa para o romance.
Nessa obra a visão da Amazônia é transcrita por Alberto, com seu olhar que relata seu conhecimento, mostra tudo aquilo que a natureza passava para o homem e vice-versa. Em seu conteúdo, uma narrativa com um enlace de luta de classe, ainda num Brasil da década de 30, o naturalismo embutido na obra mostra a paisagem da Amazônia na época da exploração da borracha com o aparecimento de

Relacionados