Atividade de Portfólio 02_Aula 01: Função da Filologia Românica.

467 palavras 2 páginas
Universidade Aberta do Brasil
Universidade Federal do Ceará
Instituto UFC Virtual

Disciplina: Filologia Românica
Prof: Luiz Andre Lima Lopes
Pólo: João Lopes Cavalcante
Aluno: Antonia Kaline Vieira Silva
Data: 11/10/2014

Atividade de Portfólio 02_Aula 01: Função da Filologia Românica.

Quiterianópolis
2014

ATIVIDADE DE PORTFÓLIO 2
Pesquise mais sobre a função do filólogo, redija ¬um pequeno texto a ser disponibilizado em seu portfólio.
Segundo o dicionário, a Filologia é o estudo de uma língua através de seus documentos escritos, que visa não só à restauração, fixação e crítica dos textos para o conhecimento do uso linguístico e sua história, mas também à compreensão de globalidade dos fenômenos culturais, especialmente os de ordem literária, a que ela serve de veículo.
A Filologia Românica, auxiliada pela Linguística Românica, dedica-se ao estudo linguístico-histórico das línguas oriundas do latim, tendo como ponto de partida textos ou documentos antigos. Ao filólogo cabe o estudo das línguas neolatinas em seus múltiplos aspectos, sua evolução a partir do latim vulgar, suas influências externas e os contatos que mantiveram entre si, sua fragmentação dialetal e, por fim, os fenômenos fonéticos, morfológicos, sintáticos e lexicais.
A função do filólogo engloba pesquisar as fontes diversas da escrita, terminologias advindas das antigas, confrontar os textos com obras de referência, sendo que o estudo em diferentes áreas do saber é fundamental ao conhecimento. Possui uma visão ampla sobre os aspectos tanto estruturais como os funcionais do contexto histórico das línguas em função do seu papel expressivo de uma cultura, abrangendo a etimologia da língua a ser estudada. O percurso histórico de uma língua requer do filólogo uma interpretação aguçada sobre os textos, pois trabalhar com textos antigos compreende um universo amplo no que diz respeito a análise, interpretação, decodificação de novas expressões, sendo ele

Relacionados