ATIVIDADE DE PICOMOTRICIDADE

674 palavras 3 páginas
ATIVIDADE – faixa etária: 5 anos

LATERALIZAÇÃO

Lateralidade:conhecimento do eixo corporal, noção de direita e esquerda em si e no outro.

Dominância Lateral:Especialização hemisférica, sinônimo de diferenciação e organização. Ou seja, é a definição sensório motora do corpo.

ATIVIDADES:

1. Lateralidade - LATERALIDADE NUMÉRICA O mediador deverá confeccionar placas com os números de 1 a 9 e outras com as partes do corpo (olho, orelha, braço, perna, mão, pé, joelho, ombro etc.). As crianças serão orientadas a sentar em círculo e serão dispostas no meio do círculo as placas com a figura virada para baixo. Antes de iniciar a atividade o mediador deverá explicar que cada vez que aparecer um número ímpar ao virar a placa dos números este representará o lado direito e ao virar a placa dos números pares este representará o lado esquerdo. Sendo assim, será virada também uma placa das partes do corpo, ou seja, quando virarmos um número ímpar e a parte do corpo a criança deverá tocar a parte demonstrada na figura do lado direito.

Ex.: placa/números placa/corpo 3 orelha =A criança deverá tocar a orelha direita.

2. Dominância lateral -PINTURA O mediador deverá confeccionar um painel de cartolina na altura de 60 cm em que todas as crianças tenham um espaço para efetuar a pintura, este painel deverá estar disposto a partir do piso, disponibilizar pincéis atômicos de várias cores. As crianças deverão desenhar com o pezinho direito e depois com o esquerdoo que desejaremno painel que estará colado na parede numa altura em que eles deitados ou sentados no chão possam fazer suas marcas gráficas com liberdade.

- DESENHO

O mediador deverá disponibilizar um desenho com duas figuras e solicitar que as crianças pintem a figura do lado direito ou do lado esquerdo, especificando qual deverá pintar.

ESQUEMA E IMAGEM CORPORAL

Esquema e imagem corporal: É o conjunto de aquisições endógenas e exógenas que orientam e ajudam o

Relacionados