Atividade De Pesquisa 9c2ba Ano 4c2ba Bim Regime Militar 1964 1985 1

805 palavras 4 páginas
Colégio Ressurreição
Atividade Diversificada – História – 4º. Bimestre 9º. ano – Ensino Fundamental – .10 – Profa. Maria Helena

Nome: _________________________________________________ 9º. ___ Nº. _______ Nota: _______ (Valor: 10,0 pontos)
De 1964 até 1985, o comando das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) controlou as principais esferas políticas do Brasil. No poder, os militares tomaram diversas medidas autoritárias, como limitar de várias formas a liberdade dos brasileiros e reprimir as manifestações e lutas a favor da democracia. Esse período ficou conhecido como ditadura militar, que iremos estudar agora. Boa pesquisa.

1- A atividade será desenvolvida a partir do tema proposto pela imagem e legenda, sendo o foco que deverá nortear a síntese a ser descrita pelo aluno(a) ou grupo.

Comício da Central do Brasil em 13 de março de 1964.

Golpe Militar de 31 de março de 1964.

2- Identifique abaixo os presidentes da República de 1964 a 1985 (Ditadura Militar), escreva uma breve biografia de cada um e uma marca de governo.

3- Durante a ditadura, o que mais marcou a vida política do Brasil foram os atos institucionais (os AIS), baixados pelos sucessivos governos. Os mais célebres atos institucionais foram o 1, o 2 e o 5. Elabore um quadro que identifique esses atos institucionais, as datas em que eles foram baixados e o que determinam.

4- Entre os anos de 1968 e 1973 houve um aparente enriquecimento nacional que foi denominado nacional que foi denominado milagre econômico.

a) Explique o que foi o milagre econômico.

b) Por que podemos afirmar que foi um enriquecimento apenas aparente?

5- Frases como "Ninguém segura este país, Ame-o ou deixe-o, o Brasil é feito por nós", veiculadas através de cartazes, adesivos e documentários de televisão e cinema e o uso político da marchinha Pra frente, Brasil, que marcou a conquista do tricampeonato mundial de futebol pelo Brasil, expressam a campanha de

Relacionados