Atividade de autodesnvolvimento-gestão de negócios internacionais -aula-tema 3

350 palavras 2 páginas
O que foi GATT? O GATT (Acordo Geral de Tarifas de Comércio) foi um acordo negociado e firmado em 1947 para reduzir tarifas efetivadas no pós-guerra sob liderança dos EUA e Inglaterra e aos demais países do mundo para estabelecer regras comerciais entre as nações a fim de diminuir as injustiças das negociações entre os países.
Como surgiu a OMC e quais suas principais características? A OMC (Organização Mundial do Comércio) surgiu em dezembro de 1994, do Acordo geral de tarifas e Comércio e foi criada com a conclusão da Rodada Uruguai, a mais longa negociação do GATT, e veio a fortalecer as condições para que o comércio entre os países signatários (que assinam ou subscrevem um documento) se realize de forma transparente e com soluções negociadas para níveis de proteção adotados. Suas principais características são: Transparência, legislação coordenada, norma criadora de outras normas, tratamento nacional, tratamento preferencial para os estados em desenvolvimento, eliminação das restrições quantitativas, lista de concessões, cláusula da nação mais favorecida entre outras.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: Mediante os fatos expostos conclui-se que o que mudou foi que, com o surgimento da OMC a rodada de negociações buscou enfrentar com mais seriedade o problema das barreiras não- tarifárias no comércio mundial resultando também no Acordo de Salvaguardas. A OMC funciona como um fórum de negociações para o estabelecimento de regras sobre os limites da proteção comercial, tendo como umas das principais funções buscar solucionar contenciosos comerciais de acordo dom as disciplinas existentes. Enfim, percebe-se que todas essas medidas tomadas pelos governos dos países para se proteger de uma situação injusta (desde que comprovada legalmente) de dumping, subsídios proibidos, tarifas excessivas, barreiras não-tarifárias ilegais, entre outras, são chamadas de medidas compensatórias, que visam solucionar os problemas causados pelas negociações internacionais. Portanto, OMC

Relacionados