Atividade de Autodesenvolvimento V LIDO

Páginas: 2 (413 palavras) Publicado: 12 de maio de 2015
 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Direito e Legislação

Nome
Felipe Roberto Ferreira de Souza
RA
8408987878





Atividade de Autodesenvolvimento





Ambiente Virtual deAprendizagem (AVA)
Disciplina: Direito e Legislação





Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Direito e Legislação, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência paraa avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.














O PRINCÍPIO DA CAPACIDADE CONTRIBUTIVA

O princípio da capacidade contributiva apareceu, pela primeira vez, no Brasil, através daConstituição Imperial de 1824, em seu artigo 179, XV, nos seguintes termos: “ninguém será isento de contribuir para as despesas do Estado na proporção dos seus haveres".
Foi, no entanto, suprimido emalgumas Constituições Federais posteriores, mas o texto constitucional de 1988 resgatou o superado artigo 202 da Constituição de 1946, e assim dispôs em seu artigo 145, § 1º:
“Art. 145. §1º. Sempre quepossível, os impostos terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte, facultado à administração tributária, especialmente para conferir efetividade a essesobjetivos, identificar, respeitados os direitos individuais e nos termos da lei, o patrimônio, os rendimentos e as atividades econômicas do contribuinte”.
O PRINCIPIO DA CAPACIDADE CONTRIBUTIVA E A SUA RELAÇÃOCOM A TABELA DO IMPOSTO DE RENDA DA PESSOA FÍSICA
O Imposto de Renda, como se conhece hoje, demonstra dados curiosos: em 2003 e anos seguintes, a participação do Imposto de Renda na carga tributáriabrasileira, correspondia a, aproximadamente, 20% (vinte por cento). Em 2010, esse número chegou, precisamente, a 17,3%. Nos países mais desenvolvidos da América e da Europa, esse número chega a 70%(setenta por cento). Em contrapartida, a carga tributária brasileira é extremamente dependente do IPI e do ICMS, impostos sobre produção e circularização de bens e serviços, chegando a corresponder...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • casamentos v lidos
  • APS ARC V Lido
  • atividade de autodesenvolvimento
  • Atividade de autodesenvolvimento
  • Atividade de autodesenvolvimento
  • atividade autodesenvolvimento
  • Atividade de Autodesenvolvimento
  • Atividade De Autodesenvolvimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!