Atividade De Autodesenvolvimento PCP Aula 3 AA Template 2

948 palavras 4 páginas
Anhanguera Educacional
2014

O PCP - Planejamento e Controle da Produção consiste em um processo utilizado no gerenciamento das atividades de produção. Sistema de gerenciamento dos recursos operacionais de produção de uma empresa, com funções envolvendo planejamento (o que e quando será produzido), programação (recursos utilizados para a operação, com inicio e término de todo o fluxo de trabalho) e controle (monitoramento e correção de desvios da produção), bem como a determinação das quantidades que serão produzidas. Um PCP eficiente pode ganhar um tempo significativo fazendo-se uma programação confiável com sequenciamento correto de produção, controlando-se para que tudo aconteça de acordo com o planejado.
As atividades do PCP são exercidas nos três níveis hierárquicos de planejamento e controle das atividades produtivas de um sistema de produção. No nível estratégico, onde são definidas as políticas estratégicas de longo prazo da empresa, o PCP participa da formulação do Planejamento Estratégico da Produção, gerando um plano de produção. No nível tático, onde são estabelecidos os planos de médio prazo para a produção, o PCP desenvolve o Planejamento Mestre da Produção (PMP). No nível operacional, onde estão preparados os programas de curto prazo de produção e realizado o acompanhamento dos mesmos, o PCP prepara a programação da produção administrando estoques, sequenciando, emitindo e liberando as ordens de compras, fabricação e montagem, bem como executa o acompanhamento e controle da produção.
O PCP pode ser definido pelas seguintes perguntas. O que produzir? Quanto produzir? Onde produzir? Como produzir? Quando produzir? Com o que produzir? Para quem produzir?
A partir da configuração do processo de produção, o PCP irá criar uma carta mapa, documento denominado plano mestre de produção (PMP), que é a diretriz de produção.
O PCP vem para dar suporte à gerência na tomada de decisão, já que estão nela os maiores problemas de produção, onde o seu objetivo

Relacionados