Atividade de Aprendizagem 2 Felipe Tonielo Barbosa 15126949

1117 palavras 5 páginas
Opinião: Um problema social chamado preconceito

"Nordestino não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado", a frase publicada pela estudante Mayara Petruso no Twitter, após Dilma Rousseff (PT) vencer as eleições presidenciais, vem gerando uma onda de revolta em todo o país. Mas o que dizer sobre esse caso? Não posso simplesmente fazer uma carta de repúdio ao ato, mesmo que obviamente o repudie. Mas como dizem por aí "onde há fumaça há fogo", e nesse caso o ato expõe uma das maiores feridas da sociedade brasileira: o preconceito.
O caso de Mayara não é algo isolado, infelizmente, o nordestino é vítima de preconceito em todo o país, e aqui em São Paulo não é muito diferente. O preconceito entre alguns paulistanos existe sim, e, semelhante ao preconceito racial, não é discutido e muito menos assumido. Quem nunca ouviu o substantivo "baiano" transformado em adjetivo negativo? E não preciso de estatísticas e nomes de institutos para afirmar que esse preconceito existe por aqui; basta andar pelas ruas de São Paulo. O assunto é tão sério que a autora Maura Penna tratou de temas como a identidade do nordestino em São Paulo e o preconceito que ele enfrenta no livro O que faz ser nordestino, além dela, outros tantos especialistas abordam o assunto em suas pesquisas.
Segundo os Resultados da Tabulação Avançada do Censo 2000, do IBGE, entre 1991 e 2000, 3,4 milhões de brasileiros migraram em busca de melhores condições de vida. A região Nordeste continua a campeã em fluxo migratório: foram 1.457.360 saídas entre 1995 e 2000 "um aumento de 7,6% em relação ao período de 1986/1991. O principal destino é a região Sudeste, que recebe 70,9% dos migrantes nordestinos. São Paulo é umas das maiores cidades nordestinas do Brasil. Até 2004, das 10.508.218 pessoas que vivem na capital paulista, 2.047.168 nasceram no Nordeste. De acordo com o Censo do IBGE de 2000 esse número representa 19,62% da população.
Atualmente, vem do nordeste a mão de obra para quase todo o Brasil,

Relacionados