Atividade da Angiotensina em fibroblastos

Páginas: 5 (1147 palavras) Publicado: 2 de junho de 2015
Atividade da Angiotensina em fibroblastos
O Sistema Renina-Angiotensina corresponde a um complexo sistema hormonal, cujo papel fundamental está relacionado com a homeostasia hidroeletrolítica do organismo e o controle da pressão arterial. Esse sistema endócrino promove a produção de angiotensina II, a qual exerce seus efeitos pela interação com receptores específicos. O conceito clássico dosistema renina angiotensina circulante está sendo modificado, pois tem sido demonstrada a existência de sistemas locais capazes de gerar angiotensinas de forma independente do sistema renina angiotensina circulante em vários tecidos e órgãos. A inibição de alguns receptores auxilia a prevenção e controle de algumas doenças, principalmente cardiovascular. (MACIEL, Rubens Pimenta et al, 2013)
Renina Aenzima renina é uma glicoproteína de 340 aminoácidos, sendo sintetizada e armazenada sob a forma inativa, denominada pró-renina nas células justaglomerulares dos rins, que são células musculares lisas modificadas localizadas nas paredes das arteríolas aferentes (OLIVEIRA, M et al. 1999). Com a queda de pressão arterial, reações intrínsecas nos próprios rins fazem com que muitas moléculas depró-renina sejam clivadas liberando a renina. A secreção da renina é controlada por 3 mecanismos: 2 agem predominantemente nos rins (mecanismo de mácula densa e mecanismo barorreceptor infra-renal) e o terceiro que age por meio do SNC (mecanismo do receptor β-adrenérgico). O mecanismo denominado de feedback negativo de alça curta consiste no fato de que elevações da secreção de renina aumentam a formaçãode Ang II, que, interagindo com seus receptores renais, inibe a liberação de renina nas células justaglomerulares. O mecanismo de feedback negativo de alça longa consiste na inibição da liberação da renina devido a aumentos da pressão arterial induzidos pela Ang II (JACKSON; GARRISON, 1995).
Enzima Conversora de Angiotensina (ECA)
A enzima conversora de angiotensina humana, uma metaloprotease deligação de membrana, contém 1.278 resíduos de aminoácidos e possui 2 domínios homólogos, cada um com um local catalítico e com uma região de ligação do zinco (SOUBRIER et al., 1988; BERSTEIN et al., 1989). A ECA é encontrada abundantemente no endotélio dos vasos pulmonares (RYAN et al., 1975, 1976) e também no plasma e em diversos tecidos orgânicos como: endotélio vascular (CALDWELL et al., 1976;RYAN et al., 1976), cérebro, placenta, intestino e nos túbulos renais (HALL et al., 1976; ERDÖS; SKIDGEL, 1986; SCHULZ et al., 1988)
Angiotensina II
Pela ação da ECA, há a liberação dos 2 últimos aminoácidos da Ang I (His9 - Leu10), formando a Ang II, um octapeptídeo (Asp1 -Arg2 -Val3 -Tyr4 -Ile5 -His6 -Pro7 -Phe8 ). A Ang II é considerada o principal peptídeo efetor do SRA . Além do seu efeitovasoconstritor e estimulatório sobre a secreção de aldosterona, a Ang II tem uma ação inotrópica e cronotrópica positiva sobre o coração (PEACH, 1977). Em adição aos seus efeitos no sistema cardiovascular, tem-se demonstrado que a Ang II está envolvida em outras funções, tais como mitogênese de fibroblastos da pele, síntese de DNA por células do ligamento periodontal, regulação da formação óssea,crescimento celular, apoptose, geração de espécies reativas ao oxigênio, secreção hormonal, ações pró- fibrogenéticas, tônus vascular e indução da liberação de prostaglandina E2 (PGE2) em fibroblastos gengivais humanos ( LUNDERGAN et al., 1999; HIRUMA et al., 1997; HAGIWARA et al., 1998; LAMPARTER et al., 1998; LEUNG, 2004; SEGAWA et al , 2003; PAUL; MEHR; KREUTZ, 2006). Vários estudos têmmostrado a participação de outras enzimas, além da ECA, na geração de Ang II. Também é observado a formação de Ang II de forma independente da ECA na artéria coronária de hamster. (Urata et al. 1990a) demonstraram in vitro um duplo caminho para a formação de Ang II em homogenatos de coração humano. Esses autores observaram que aproximadamente 80% da formação total de Ang II associavase à presença de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fibroblastos
  • Fibroblastos
  • ANGIOTENSINA
  • Inibidores De Angiotensina
  • Antagonista da Angiotensina
  • Interação angiotensina e bradicinina
  • Cultivo de Fibroblastos por PrP
  • Sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!