atividade da 10 semana de Natao e atividades aquticas

779 palavras 4 páginas
Atividade da 10ª Semana- Unidade 3

Nathalia Daniel Silva Godinho RA: 1165091

Vitória-ES
2015

Atividade 10ª Semana- Unidade 3

Trabalho apresentado a Disciplina de Natação e Atividades Aquáticas, Docente Especialista Silas C. Teixeira, no curso de Graduação em Educação Física, para obtenção da nota em participação de atividades.

Vitória-ES
2015

1- Em relação às manobras de salvamento utilizadas no socorro às vítimas de afogamento, quais os principais pontos a se destacar? Faça uma síntese dos procedimentos a serem adotados.

2- Qual a importância de conhecer esses procedimentos para o ensino da natação em um curso de Educação Física?

Os Pontos a ser destacado são a rapidez, que não é sinônimo de pressa. A pressa pode levar uma pessoa que não tem condições ou não sabe nadar a se precipitar, colocando em risco a própria vida.
Sempre que possível, a vítima deve ser alcançada da margem com a mão ou com o auxílio de algum objeto lançado, como toalha, corda, bastão, "espaguete". Indica-se tocar o objeto na vítima, pois o pânico pode impedir que ela o veja. Objetos flutuantes também podem ser atirados na água, servindo para o transporte da vítima, caso o socorrista entre na água. Mesmo que saiba nadar, é indicado que não haja contato físico com a vítima.

Esgotando as possibilidades de salvamento fora da água, o socorrista irá realizar as seguintes etapas:
1) entrada na água;
2) aproximação;
3) reboque;
4) retirada do acidentado da água.
É aconselhado que a aproximação seja feita pelas costas, pois, na situação de desespero, a vítima poderá tentar o "agarramento". No caso de haver o agarre, ocorrendo em um dos braços, pode-se aproveitar para rebocá-la, utilizando o outro braço para nadar.
Uma forma de desvencilhar-se a ser utilizada é o deslocamento para o fundo, pois a tendência da vítima é não acompanhar o socorrista, afinal, está à procura de oxigênio. Se os braços forem agarrados, o deslocamento de um deles para baixo e para

Relacionados

  • natação para pessoas com sindrome de down
    12615 palavras | 51 páginas