ATIVIDADE COMPLEMENTAR FAM LIA NA CONTEMPORANEIDADE

519 palavras 3 páginas
1- Quais são os três pontos de análise sobre “as mudanças estruturais, política social e papel da família” abordadas no texto?

Dividiu-se em três seções:
Na primeira, introduz-se a problemática da redescoberta da família como importante substitutivo privado do Estado na provisão de bens e serviços sociais básicos, bem como os perigos e falácias dessa redescoberta.
Na segunda, apresenta-se o contexto de mudanças estruturais, que serviu de justificação para a formação de um modelo misto ou plural de proteção social, denominado pluralismo de bem-estar, o qual, paulatinamente, foi colocando a família na “berlinda”.
Por fim, na terceira seção, especifica-se o lugar da família nesse modelo misto ou plural de bem-estar, retomando-se as considerações críticas parciais contidas nas seções anteriores e indicando as suas dificuldades conceituais e políticas.

2- Na página 29 qual o “modelo latino” de tratativa da família conforme relata Abrahamson (1992)?

Mas, tal como aconteceu com os países que, a exemplo da Itália, fazem parte, segundo a classificação de Esping-Andersen (1991), do regime conservador de bem-estar social, ou o modelo latino, na classificação de Abrahamson (1992), os governos brasileiros sempre se beneficiaram da participação autonomizada e voluntarista da família na provisão do bem-estar de seus membros. Sendo assim, fica difícil falar da existência de uma política de família no Brasil, assumida pelos poderes públicos, para, como sugere a definição antes apresentada, produzir impactos positivos no seu âmbito. E isso, não porque os poderes públicos tivessem, historicamente, desconsiderado a família, as crianças, os jovens, na sua agenda social, mas porque o desenho das políticas sociais brasileiras sempre foi profundamente influenciado por uma tradição de relacionamento do Estado com a sociedade, que exige desta autoproteção.

3- Qual a definição de família presente na Constituição de 1988 no Código Civil Vigente?

Veja-se no Brasil, a mudança do

Relacionados