Atividade Colaborativa

Páginas: 5 (1149 palavras) Publicado: 19 de maio de 2014
Passo 1: Para salvar a empresa Casas Soberba, é importante rever alguns tópicos principais da Gestão do Conhecimento e também conhecer um pouco mais sobre as grandes redes de varejo do Brasil:

Retome o conteúdo da disciplina Gestão do Conhecimento, disponibilizado no AVA, para dar início às fundamentações teóricas da sua proposta para as Casas Soberba.

Você deve se atentar, especialmente,aos seguintes aspectos:

Nas aulas 2 e 3, procure saber mais sobre a essência do modelo de criação do conhecimento organizacional.

Nas aulas 4 e 5, considere aprofundar sua visão sobre os fatores-chave mais importantes para promover o conhecimento nas empresas.

Nas aulas 6, 7 e 8, dedique-se à compreensão das ferramentas para a gestão do conhecimento.

Dica: Sempre que julgarnecessário, você pode, também, fazer consultas ao Livro-Texto da disciplina:

NONAKA, IKUJIRO; TAKEUCHI, HIROTAKA. Gestão do conhecimento. Rio de Janeiro: Bookman, 2009.

Analise, como síntese geral, o modelo de criação do conhecimento de Nonaka e Takeuchi por meio da seguinte leitura:

CARTONI, D. Gestão do conhecimento como ferramenta de estratégia organizacional. Revista de Ciências Gerenciais.Valinhos/SP: Anhanguera Educacional, 10 out. 2006. Disponível em: . Acesso em: 3 fev. 2014. Se preferir, clique em: . Acesso em: 26 fev. 2014.

Considere que é muito importante conhecer a área em que atua a empresa que contratou a sua assessoria. Veja só: o ramo varejista no Brasil é o 2o maior empregador, perde apenas para o governo.

Luiza Helena Trajano (fundadora das lojas Magazine Luiza) eSamuel Klein (fundador das Casas Bahia) representam o espírito do sucesso do ramo varejista no Brasil. São exemplos que chamam a atenção do mundo inteiro para apostas aparentemente simples que levaram a resultados de enorme expressão. Buscas na internet retornam centenas de links para esses dois personagens, selecionamos alguns para você se inspirar e pensar em aplicar, quem sabe, algumas ideiasnas Lojas Soberba, que solicitaram sua ajuda.

Diretor das Casas Bahia aponta o segredo do sucesso. Por Litiane Klein. Jornal exclusivo. Feiras do Brasil. Disponível em: . Acesso em: 3 fev. 2014. Se preferir, clique em: . Acesso em: 26 fev. 2014.

Samuel Klein – o mascate que construiu um grande império no varejo. Casas Bahia. Disponível em: . Acesso em: 4 fev. 2014. Se preferir, clique em: .Acesso em: 26 fev. 2014.

Luiza Helena Trajano. Exame.com. Disponível em: . Acesso em: 4 fev. 2014.

Mulheres Empreendedoras – Entrevista Luiza Helena Trajano. Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Disponível em: . Acesso em: 4 fev. 2014. Se preferir, clique em: . Acesso em: 26 fev. 2014.

Passo 2: Agora é o momento de trocar ideias com os colegas de grupo, de compartilhar e discutir asanálises feitas por cada um, enfim, de aprofundar as reflexões para a busca por soluções para o desafio.

Em espírito de brainstorming, discuta com seus colegas de grupo se, com base no que você leu no relatório fornecido, a empresa Casas Soberba é inovadora ou conservadora, apontando as características que a fazem mais ou menos aberta à inovação.

Sugira medidas para valorizar o conhecimentotácito dos funcionários e a criação do conhecimento organizacional na empresa Casas Soberba.

Utilize o modelo de criação do conhecimento de Nonaka e Takeuchi para fundamentar a discussão em grupo e para começar a estruturar a resolução do desafio. Para tanto, priorize a abordagem de alguns dos seguintes aspectos:

Capital intelectual – como valorizá-lo no contexto das Casas Soberba?

Empresaque aprende – como transformar as Casas Soberba nesse tipo de empresa?

Ambiente Ba – sugira ambientes Ba que possam ser aplicados pelas Casas Soberba, dando exemplos claros, fazendo desenhos se for necessário, esquemas, etc.

Modelo espiral de criação do conhecimento (ou SECI) – para o contexto das Casas Soberba, proponha situações em que possam ocorrer transformações de conhecimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • atividade colaborativa
  • atividades colaborativa
  • ATIVIDADE COLABORATIVA
  • ATIVIDADE COLABORATIVA
  • Atividade Colaborativa
  • Atividade colaborativa
  • atividade colaborativa
  • atividade colaborativa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!