Atividade Colaborativa

Páginas: 5 (1194 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2013
"O que faz a sociedade brasileira ser a sociedade brasileira?"
A etnia brasileira é formada basicamente pelo branco europeu, pelo índio, pelo negro e pela miscigenação desses três elementos.
O elemento branco foi importante na nossa formação, principalmente o branco português. Ao lado dos elementos índio e negro, é o branco que se encontra na origem do nosso povo, desde o século XVI. Outroseuropeus vieram para cá, ainda no século XVI, mas tiveram pouca vivência e influência. Mais tarde, porém, italianos, árabes e japoneses emigraram para o Brasil e trouxeram importantes contribuições.
Os primeiros povoadores brancos do Brasil foram degredados, náufragos, comerciantes e os encarregados das feitorias e fortalezas, estes e os colonos, são os antepassados de nosso povo.
O substratobásico da cultura brasileira formou-se durante os séculos de colonização, quando ocorre a fusão primordial entre as culturas dos indígenas, dos europeus, especialmente portugueses, e dos escravos trazidos da África subsaariana. A partir do século XIX, a imigração de europeus não-portugueses e povos de outras culturas, como árabes e asiáticos, adicionou novos traços ao panorama cultural brasileiro.Também foi grande a influência dos grandes centros culturais do planeta, como a França, a Inglaterra e, mais recentemente, dos Estados Unidos, países que exportam hábitos e produtos culturais para o resto do globo.
Os índios foram, sem dúvida, os primeiros habitantes do Brasil. Os índios, com características físicas diferentes da raça branca, espalhavam-se por todo o Brasil na época de seudescobrimento e estavam reunidos e organizados em tribos (nações), que se dividiam conforme a língua, os usos e os costumes. As tribos indígenas mais importantes foram os tupis, taquias, caribas e nuaruaques. Estes eram os mais adiantados culturalmente, mas os tupis é que tiveram contato com os primeiros colonizadores. Os usos e os costumes dos índios eram bem diferentes dos europeus e variavam de uma tribopara outra. Ocorreu uma significativa mestiçagem entre os índios e brancos no início de nossa colonização. Por isso, muitos dos seus costumes fazem parte da cultura brasileira de hoje.
O negro
O negro é, como já vimos, um dos elementos formadores do povo brasileiro. Ele foi trazido para cá devido ao processo de acumulação capitalista vigente na colônia. Portugal já se utilizava da mão-de-obraescrava na ilha da Madeira e em outras ilhas. Seu ingresso foi iniciado no século XVI, mas foi intensificado no século XVII, destinado para a agricultura e principalmente para o cultivo da cana-de-açúcar. Pois, é bom saber, os índios não se adaptavam à vida do campo, isto é, à vida agrícola. Os índios eram amparados pelos padres jesuítas que não permitiam que os brancos os escravizassem.
Os escravosLogo no início da colonização, teve início a importação de escravos. Os portos do Brasil serviram para o desembarque desses escravos, principalmente os do Rio de Janeiro, da Bahia, de Pernambuco e do Maranhão. Os negros que vinham como escravos eram de grupos sudaneses e bantos.
A interdependência entre o indivíduo e o meio social está diretamente relacionada à história de vida do indivíduo,sua biografia, e a sociedade que está inserido. Cada pessoa tem experiências biológicas, psicossociais, uma biografia própria que a tornam distinta das demais na sua atuação cotidiana que são as diferenças individuais. Há, também, uma outra dimensão como a família, escola, igreja, trabalho que a torna ligada às outras pessoas, ocorrendo através do processo de socialização, onde a mesma assimila amaneira de pensar, sentir e agir do grupo e da sociedade em que faz parte. Neste processo, o indivíduo recebe a cultura como parte da herança social que se inicia quando nasce e só termina quando morre e, que por sua vez, pode introduzir mudanças que serão transmitidas às gerações futuras.
Quando se estuda a interdependência entre individuo e sociedade, sempre surge a discussão, sobre a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • atividade colaborativa
  • atividades colaborativa
  • ATIVIDADE COLABORATIVA
  • ATIVIDADE COLABORATIVA
  • Atividade colaborativa
  • atividade colaborativa
  • Atividade Colaborativa
  • atividade colaborativa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!