ATIVIDADE COLABORATIVA Final

Páginas: 6 (1255 palavras) Publicado: 1 de junho de 2015
 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Economia
Curso: Tecnologia em Gestão Financeira
Unidade de Ensino: Santo André

Nome

RA






Atividade Colaborativa

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Economia
Curso: Tecnologia em Gestão Financeira
Unidade de Ensino: Santo André









Atividade Colaborativa
Trabalho desenvolvido para a disciplina Economia, apresentado àAnhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor Péricles Mello Alves do Amaral.
Introdução
A crise financeira dos Estados Unidos, um dos acontecimentos históricos de maior importância na primeira década do século XXI, conhecida como a grande crise de 2008, na verdade, teve seu início em julho de 2007, quando os Estados Unidos começaram aobservar uma grande queda no setor imobiliário. Uma sucessão de falências de empresas do setor financeiro fez com a grande crise se instalasse nos Estados Unidos, atingindo o setor imobiliário, causando a chama “bolha imobiliária”.
O trabalho a seguir nos mostra de que maneira a crise afetou o setor imobiliário e seus impactos em outros países, inclusive no Brasil.

















1. Processos depropagação da crise no âmbito mundial
Empresas financeiras americanas passaram a conceder empréstimos a clientes que não eram bons pagadores no mercado, que não possuíam um histórico positivo.
Como garantia de seus financiamentos, os clientes davam suas casas como garantia. Porém, com a crise que começara a se instalar nos Estados Unidos ainda em 2007, o valor dos imóveis caiu substancialmente, oque fez com o mercado imobiliário se mantivesse desaquecido, e por consequência, os imóveis, desvalorizados, reduzindo assim, as garantias de empréstimos.
Para não sofrer calotes, os bancos começaram a dificultar a concessão de empréstimos, o que fez cair o número de compradores de imóveis, deixando o setor imobiliário em situação mais grave.
O problema poderia afetar o nível de emprego e oconsumo, causando grande recessão na economia americana.
Para gerar dinheiro, os bancos transformaram os empréstimos em papéis para vendê-los a outras instituições financeiras, onde estas, por sua vez, também acabaram sofrendo algumas perdas.
A crise agravou-se quando o congresso americano aprovou a liberação de US$700 bi para socorrer o sistema financeiro. O Banco Central Americano (FED) passou aemprestar mais dinheiro para empresas que lidavam com os imóveis hipotecados e a comprar os títulos hipotecários das instituições financeiras que estavam falindo, gerando assim, uma forte intervenção estatal na economia americana.
Essa medida amenizou a situação com o intuito de salvar as instituições financeiras de um escândalo econômico financeiro ainda maior.
Bancos como o Citigroup e o MerrylLynch, grandes instituições financeiras dos Estados Unidos, sofreram prejuízos milionários, perdendo aproximadamente US$ 10 bi cada um.
Os Estados Unidos são considerados um dos maiores consumidores do mercado global. Se o país foi o principal atingido com a crise, isso fez com que todo o mundo fosse afetado, inclusive o Brasil, que exporta para lá. Com a crise, o país pode exportar menos.
As bolsasmundiais sentiram o prejuízo e tiveram grandes perdas, entre elas, a bolsa brasileira. Na Europa e na Ásia, ocorreu o pior desempenho desde 2002 nos índices de ações regionais.

2. Principais consequências da crise
Desde 1929, onde aconteceu a grande Recessão, não se via tamanha crise financeira como a de 2008.
A crise de 2008 transformou-se em uma grande crise social, atingindo mais de 230milhões de pessoas no planeta.
A crise atingiu em cheio a economia real com a escassez de crédito, com a redução dos investimentos e, consequentemente, com a desaceleração da economia mundial.
Sem emprego, não há rendimento, portanto não existe consumo. Se as empresas não vendem, acumulam estoques. Para vender, baixam os preços. Assim, entram em dificuldades e vão à falência. Se não existe produção,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ERHT TEMPLATE ATIVIDADE COLABORATIVA Final
  • ERHT TEMPLATE ATIVIDADE COLABORATIVA Final
  • ERHT TEMPLATE ATIVIDADE COLABORATIVA Final
  • ERHT TEMPLATE ATIVIDADE COLABORATIVA Final
  • ERHT ATIVIDADE COLABORATIVA Final 1
  • ERHT TEMPLATE ATIVIDADE COLABORATIVA Final
  • Atividade colaborativa
  • atividade colaborativa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!