Atividade Colaborativa Contabilidade E Or Amento P B Lico 2

4419 palavras 18 páginas
ANHANGUERA EDUCACIONAL
Unidade Brigadeiro

ATIVIDADE COLABORATIVA – CONTABILIDADE E ORÇAMENTO PÚBLICO

Profº: Lisney Moreira De Souza Coxev

Aluno:
Nome: Thaís Santos Oliveira RA3239552696

24 de novembro de 2013
Aula 2
Passo 2:
Município de Borá
Origem
O nome do menor município do Estado de São Paulo provém, segundo moradores mais antigos, do nome de uma abelha que, por volta de 1910 – portanto muito antes de ser habitada – proliferava na região.

Em 1918 a família Vedovatti chega ao bairro do Cristal, passando pelas águas de Borá. Iam a Sapezal – a parada do trem da Alta Sorocabana – para comercializar produtos alimentícios. Talvez não soubessem que já guardavam lugar na história de Borá.

Um ano depois chegaram três portugueses: Manoel Antônio de Souza, Antônio Caldas e Antônio Trancoso, com suas respectivas famílias, vindos da cidade de Inácio Uchôa. Fizeram de residência o acampamento dos engenheiros (das expedições organizadas pelo Governo do Estado no princípio do século para desbravar terras), localizado na fazenda de Dioniso Zirondi.

Permaneceram no acampamento por quinze dias, enquanto construíam seus ranchos em lotes comprados, hoje fazendas de seus descendentes.

“O começo da cidade foi feito por pequenas trilhas que as pessoas usavam para chegar até Conceição de Monte Alegre” (Manoel Caldas 80 anos).

Ao final de 1919, chegaram ali os Italianos João Merci, João e José Bregolato e José Furniel, além da família Leovezete. Vindos de Catanduva, também permaneceram alguns dias no acampamento.

Essas famílias abriram as primeiras picadas – as atuais estradas – que ligaria Borá ao Distrito de Sapezal e à cidade de Paraguaçu Paulista.

A primeira medida foi a derrubada das matas para plantio, providenciando também o alargamento das picadas para que pudessem, na época da safra, facilitar a passagem de carroças para o transporte das colheitas.

Coube a Manoel Cação o encargo de transportar, em sua carroça de três burros, as primeiras

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas